A era do self checkout: eu escolho o produto, eu pago-o

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Os consumidores evoluíram rapidamente no último ano e a experiência de compra foi completamente transformada. Num ano de distanciamento, limitar o contacto e a interação são algumas das chaves para recuperar a confiança do consumidor. 

Reduzir o contacto na compra não significa que a loja se limite a ser um simples local de recolha. Com a tecnologia, existem muitas maneiras de oferecer uma experiência completa e sem contacto também na loja física .

self checkout (como a Amazon está a introduzir nas suas lojas) é uma grande vantagem para consumidores e lojas, mas o primeiro passo foi a popularização do pagamento sem contacto. No último ano, o pagamento por cartão aumentou 67% , esta foi a primeira etapa que lhe abriu as portas para incluir o boom do auto-serviço.

Implementar um sistema de self checkout é uma vitória dupla. A loja oferece aos clientes a opção de limitar o contacto na loja e evitar filas na caixa, mas também permite reduzir o quadro de funcionários. Os trabalhadores podem concentrar-se em monitorizar todas as medidas de segurança e auxiliar na higienização.

Tecnologias que traçam rotas

Graças à tecnologia RFID, que permite rastrear todo o percurso de cada produto através de uma etiqueta, as lojas podem criar experiências únicas em que o cliente pode fazer as suas compras, passar pela caixa de forma autónoma e receber o comprovativo de compra diretamente no seu e-mail

Um exemplo claro da eficácia desta tecnologia é que, atualmente, 85% dos produtos Decathlon possuem uma etiqueta RFID que é usada para rastrear toda a cadeia de abastecimento, das fábricas aos centros de distribuição e lojas.

87% dos consumidores preferem comprar em lojas que permitem passar pela caixa automaticamente e já é comum encontrar essa opção de compra além dos supermercados, há cada vez mais lojas em todos os setores que oferecem self checkout aos seus consumidores .

A tecnologia é a melhor aliada para oferecer maior flexibilidade aos consumidores e permitir que os estabelecimentos implementem uma nova experiência de compra que inclua elementos como self checkout ou click and collectPara isso, é imprescindível ter a ferramenta correta para garantir o bom funcionamento de toda a corrente. Plataformas como o Openbravo ajudam a criar experiências perfeitas para o cliente, atendendo às novas necessidades do consumidor e oferecendo às lojas maior controlo e otimização dos seus recursos. 

Apesar de em países como o Reino Unido ou os Estados Unidos o self checkout já estar profundamente enraizado, em Portugal estamos a entrar nesta nova era de experiências. Cada vez mais empresas estão a aderir a esta tendência de compras sem contacto, e parece que ela veio para ficar.

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