Custos de envio, prazos de entrega, sustentabilidade: como é que a logística influencia as compras online?

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Quais os custos de envio considerados adequados? Quais os prazos de entrega que os compradores online esperam ao fazer pedidos no exterior na Europa? Quem está disposto a pagar por um envio sustentável? A Seven Senders, uma plataforma de envios europeia, publicou um white paper a responder a essas e outras perguntas. A empresa revela no seu estudo, realizado no início do ano, as chaves que determinam a satisfação ou frustração dos clientes com as suas compras, valor que varia de país para país.

A Seven Senders entrevistou um total de 8.602 compradores online na Bélgica, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Holanda, Áustria, Espanha e Suíça, em colaboração com a empresa de pesquisa de mercado YouGov. Dos critérios de seleção na procura de uma loja online aos procedimentos de devolução pretendidos: o estudo analisa e considera todas as etapas do processo de encomenda.

As diferenças estão nos detalhes de envio

Os participantes do estudo foram questionados sobre os critérios determinantes na escolha de uma loja online. Nesse ponto, destacam-se os custos de envio, mencionados por mais de 55% dos pesquisados ​​em todos os mercados. Isso não significa que os custos de envio devam ser eliminados, mas é claro que os clientes finais têm expectativas diferentes dependendo do país de destino. Para os vendedores, esta informação é muito valiosa, pois saber onde os compradores rejeitam os custos de envio ou onde ou em que circunstâncias os aceitam – valor da encomenda, etc. – permite-lhes adaptar os seus preços e condições de entrega e envio.

O estudo também mostra que a sustentabilidade é uma questão de grande importância para os clientes do e-commerce, mas o que se entende por envio sustentável varia de país para país. Por sua vez, a Seven Senders apoia os seus clientes de diversas maneiras para que possam configurar a última parte do seu envio de forma sustentável, trabalhando com transportadoras que atendam a esses parâmetros de sustentabilidade e oferecendo um produto para compensar as emissões de CO2 .

Desta forma, os vendedores online podem ter uma visão geral dos locais na Europa onde devem oferecer determinados métodos de pagamento para proporcionar a cada cliente a comodidade a que estão habituados na hora de encomendar. Esta é a sua única forma de se destacar no mercado. Por exemplo, os suíços preferencialmente compram contra fatura, enquanto os seus vizinhos alemães e italianos preferem provedores de pagamento online.

Expectativas em relação aos prazos de entrega

Um dos objetivos do white paper é ser útil para que os provedores de comércio eletrónico possam ter informações sobre aspetos como a importância dos clientes enviarem os seus pedidos rapidamente, quando o fazem no exterior, na Europa. 87% dos entrevistados aceitam e presumem prazos de entrega mais longos quando sabem que a loja não está localizada no eu país. Tendo em conta os prazos de entrega nos diferentes países, há novamente diferenças em termos de expectativas do cliente: por exemplo, quase um terço dos suíços podem aceitar até seis dias, embora excepcionalmente.

No que diz respeito às preferências quanto à devolução de encomendas, os compradores italianos (87%) espanhóis (83%) consideram muito importante que as empresas incluam a recolha ao domicílio. No caso dos países de língua alemã, poucos utilizadores compartilham essa visão, com Áustria (44%), Suíça (41%) e Alemanha (38%) em último lugar quando se trata de preferir a recolha de devoluções em casa.

Os resultados do estudo permitem-nos fornecer dados importantes sobre as diferenças em diferentes países, o que ajudará os vendedores online a criar uma experiência de envio e entrega ideal para os seus clientes finais. Com isso, queremos ajudar os nossos clientes a expandir para novos mercados” , explica  Thomas Hagemann, fundador e CEO da Seven Senders. 

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