A marca portuguesa de jeans, Salsa Jeans, passou os últimos anos a aproveitar uma autêntica experiência de compra de User Generated Content (UGC) para se ligar à sua base internacional de clientes. Quando a COVID-19 forçou o mundo a sair das ruas e a ficar nas suas casas, a Salsa Jeans viu uma oportunidade de utilizar melhor a sua estratégia de UGC no meio de uma pandemia. O User Generated Content- Conteúdo Gerado pelo Utilizador- tem 5 vezes mais probabilidade de converter do que os conteúdos produzidos profissionalmente, o que torna uma estratégia útil para as marcas alavancarem as suas lojas online.

A Salsa Jeans começou rapidamente a desenvolver a sua solução para continuar a chegar aos clientes, construir uma comunidade de marcas e aumentar as taxas de conversão, apesar de estar em casa. Com isto, nasceu a sua campanha «Never Surrender», incentivando os clientes a continuarem a colocar conteúdos com os produtos Salsa Jeans nas redes sociais com #NeverSurrender. Assim a marca conseguiu aproveitar o tempo passado online e manter a sua forte relação com os clientes durante a quarentena.


Simão Figueiredo, Especialista em Comércio Electrónico e UX da Salsa Jeans afirmou «Desde meados de Março que tentamos adaptar-nos, criando um novo conceito que queríamos começar a comunicar: Never Surrender. Temos toneladas de comunicações em torno deste conceito, como uma recolha de cápsulas de caridade (100% dos lucros serão doados à Cruz Vermelha), conteúdos relacionados com ‘Tudo o que podemos fazer juntos, ainda que à parte, uma homenagem aos nossos Heróis’ (as pessoas na linha da frente desta batalha), etc. E para nós foi super importante adaptar o site a este movimento«.

Com a ajuda da Photoslurp, a principal plataforma de comércio visual da Europa, a Salsa Jeans conseguiu reagir rapidamente à evolução das circunstâncias e criar uma experiência de compras online que reúne a sua comunidade – apesar da distância física- e com o aumento da utilização das redes sociais graças à situação COVID-19, a Salsa Jeans está também a fazer o melhor uso dos únicos canais disponíveis para comunicar com os clientes durante a quarentena. E os clientes estão a responder bem.

«Este conceito pode ajudar-nos porque o consumidor que aterrar na nossa homepage verá conteúdos de pessoas que continuam a colocar a sua aparência nas suas casas. Continuam com a sua vida, estão super felizes, estão a usar jeans em casa. Isto pode ajudar outros clientes que aterram na Salsa, e não conhecem a marca. Eles podem ver estas imagens que podem criar um sentimento diferente para eles» continuou o especialista.

Não só viram muitas pessoas a publicar com o seu novo hashtag, como também viram um aumento de pessoas inspiradas a comprar os seus conteúdos UGC no seu eCommerce. Com a crise da COVID-19, a Salsa Jeans registou um aumento de 17,27% nas taxas de conversão do comércio electrónico durante o mês de Abril, com uma taxa de interacção de 4,78%.

Além disso, esta estratégia ajudou-os a atingir um objectivo de marca – alcançar um mercado mais jovem. «Com este conceito, atingimos objectivos muito mais jovens – e este foi o nosso objectivo como marca. Através do Photoslurp começámos a ver alvos mais jovens a colocar fotos com a Salsa e com a hashtag #NeverSurrender – por isso foi bom ver«, disse Figueiredo.

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