O comércio eletrónico na Alemanha valeu 72,6 mil milhões de euros em 2019, um aumento de 11,6% em comparação com o ano anterior. Este crescimento deve-se aos compradores que fazem encomendas várias vezes por semana e a um aumento significativo do volume de encomendas através de dispositivos móveis.
Segundo dados do Ecommerce News Europe, um em cada três compradores online faz mais de uma encomenda por semana; e 33% destas encomendas são feitas com um smartphone. Há cinco anos, a quota móvel era de 20%, de acordo com a Bundesverband E-commerce und Versandhandel (Bevh) .
Segundo o presidente da Bevh, Gero Furchheim, o comércio eletrónico na Alemanha está na «via rápida«. Assim, o presidente da associação observou que o comércio eletrónico está a tornar-se «mais eficiente e os retalhistas estão bem equipados para responder a este crescimento. A satisfação do cliente aumentou por mais um ano consecutivo, o que demonstra de forma impressionante a capacidade das empresas alemãs para fazer o seu trabalho».
Com este último número, o executivo responde ao facto de 94,5% dos consumidores se terem declarado satisfeitos ou muito satisfeitos com a sua experiência de compras online (93,9% no ano anterior).
Se analisarmos onde essas compras foram feitas online, 47% das vendas online ocorreram em mercados, 35% em sites provedores multicanal e 15% em sites de pureplayers.
A Bevh espera um crescimento adicional no comércio eletrónico alemão este ano e estima o seu valor em 80 mil milhões de euros até ao final do corrente ano.