As novas tecnologias alteraram radicalmente a forma de compreender a gestão de uma empresa, uma vez que praticamente todos os departamentos estão ligados à tecnologia. Entre eles, o caso mais óbvio é o dos departamentos de marketing, que se tornaram gradualmente departamentos de marketing digital.

No âmbito do marketing digital, as estratégias ligadas às redes sociais tornaram-se um pilar básico, permitindo às marcas ganhar visibilidade na Internet.

Estamos a falar de social media marketing , onde o conceito de engagement está a tornar-se cada vez mais relevante.

O termo engagement é definido como a interacção entre o cliente e a marca que tem lugar no seio das redes sociais. Trata-se fundamentalmente de construir uma relação de longo prazo com os clientes-alvo.

Como é que se mede o engagement?

Analisando a interacção da empresa e do seu público nas redes sociais. Para medir correctamente, devem ser tidas em conta tanto as interacções positivas como negativas dos utilizadores e as estratégias de compromisso levadas a cabo pela marca.

Actualmente, os sites de redes sociais mais populares na Internet são Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn. Cada plataforma tem os seus próprios mecanismos para os utilizadores se expressarem e as métricas são diferentes para cada um deles:

  • Twitter: retweets, gostos, respostas
  • Facebook: reacção a mensagens, acções, comentários
  • Instagram: Gostos, comentários, links, cliques, vistos
  • LinkedIn: comentários, ações, cliques em links

Os recursos partilhados e «semelhantes» fornecem informações sobre a popularidade de uma determinada publicação. Em contrapartida, os seguidores indicam que os utilizadores querem obter mais conteúdos da marca de forma regular.

O envolvimento com as redes sociais é apenas tão bom quanto a reputação que gera. É possível ficar viral devido a um tema negativo e obter má publicidade, que por vezes é muito difícil de recuperar.

É importante desenvolver tarefas eficazes para alcançar o maior empenho possível. Nós dizemos-lhe as mais relevantes:

  • Use imagens. As imagens aumentam significativamente a taxa de interacção em todas as plataformas de redes sociais. As mensagens no Facebook com imagens têm uma taxa de interacção de 85%, em comparação com 4% para outros tipos de mensagens.
  • Seja criativo. Atrair um público requer ser diferente e utilizar qualquer recurso eficaz para ser atraente: concursos, sorteios, jogos… tudo isto funciona.
  • Mensagem pessoal. Evite soar como um comunicado de imprensa, mostre ao público que há pessoas reais por detrás da marca.
  • Atitude de escuta. Ouça o que as pessoas dizem sobre a sua marca e responda às críticas de uma forma construtiva e positiva. Se os utilizadores tiverem queixas bem fundamentadas, estas não só devem ser reconhecidas, como também tratadas.

Uma boa estratégia de marketing nas redes sociais aumenta o engagement, melhora o conhecimento e a lealdade do cliente alvo, aumenta a visibilidade e reforça a sua marca no ambiente online.

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