TMIC: Centro de investigação e lançamento de produtos do Grupo Alibaba

Ontem, 7 de Julho, o gigante Alibaba realizou um webinar do Centro de Inovação Alibaba Tmall (TMIC): “Digital Insight: Marcas europeias na vanguarda da inovação na China”, 

Neste evento online, porta-vozes da Tmall, o principal marketplace da China, e representantes de marcas líderes da Beiersdorf, Philips e Nestlé falaram sobre a Tmall, as suas funções, os seus centros de inovação e como colaboraram com o Centro de Inovação Tmall para criar novos produtos únicos e diferenciadores que vão ao encontro das necessidades em mudança dos consumidores chineses.

O que nós podemos fazer melhor (…) é começar pelas necessidades reais (…) juntar a tecnologia com o pensamento do consumidor. Isto pode ser algo que estamos a melhorar ao longo do caminho com a equipa da TMIC e ver se conseguimos inovações melhores para o mercado”

Fion zhou, Business Marketing Leader, Male Grooming, Philips China

TMIC, Tmall Innovation Center, é um centro de pesquisa e lançamento de novos produtos. Este centro tem uma plataforma digital, com 3 funções essenciais: Detecção de tendências, consumer co-creation (co-criação do consumidor) e testar&experimentar. 

No caso da Coca-cola, a marca aproveitou o canal para lançar uma linha criada em colaboração com o consumidor. Recolheram ideias da geração mais nova e criaram uma gama com um design inovador. 

Como é o ecossistema de inovação digital do TMIC?

O Digital innovation ecosystem onde seão “cozinhados” os novos produtos das marcas para depois serem lançados no mercado funciona através da ligação entre 4 partes:

  • Fornecedores de matéria-prima: Aceleração de novos materiais e a sua consequente aplicação 
  • Designer: Desenhos de novos produtos com insights do consumidor
  • College lab: Envolvimento do talento jovem e das suas prespetivas
  • Research House: Promover a eficiência com especialistas em data

6 modelos de inovação no TMIC

  1. Cross-category : Explorar novas oportunidades ao entrar em novas cateogorias e liderar o incremento do negócio  
  2. Occasion-based: O consumidor abraça um novo estilo de vida que cria novas oportunidades para o uso do produto
  3. Hobby-based: A geração mais jovem que nasceu ou cresceu na era digital forma uma comunidade única de hobby com a sua própria linguagem e estética. 
  4. Tech-driven: Novas tecnologias/ingredientes/tecidos impulsionam a que características do produto sejam actualizadas e mais adequadas às necessidades do consumidor
  5. Design-driven: O desenho do produto e o embalamneto são importantes para atrair a geração mais jovem e melhorar a imagem de marca
  6. Marketing: Innovação requer táticas de marketing agéis. Por vez as coisas mais pequenas como um nickname poderão tornar-se virais nas redes sociais

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