38% das empresas portugueses não possui presença online

Dados recentes do INE apontam que só 62% das companhias portuguesas têm website próprio ou do grupo a que pertencem.

Apesar deste número ter crescido em 0,5 pontos percentuais relativamente ao ano passado, 38% das empresas portuguesas não têm qualquer presença online. Os dados são referentes ao Inquérito à utilização de tecnologias da informação e da comunicação.

As vendas de bens e serviços, através do comércio eletrónico, representaram 17% do total do volume de negócio em 2020, o que representa uma descida de 2,8 pontos percentuais face a 2019. «Este resultado foi influenciado pelas reduções observadas nos serviços de alojamento e de transporte e pela redução de transações entre empresas, refletindo a contração da atividade económica em consequência da pandemia», sublinha o INE.

O inquérito foi realizado entre março e junho de 2021 e recolheu 7.164 respostas válidas, o que «correspondeu a uma taxa de resposta de 90,3% para as empresas com 10 ou mais pessoas ao serviço» dos setores da indústria e energia, construção e atividades imobiliárias, comércio, transportes e armazenagem, alojamento e restauração, informação e comunicação e, por fim, outros serviços.

O estudo foi dividido em sete grandes áreas de análise:

  • acesso e utilização da internet;
  • comércio eletrónico;
  • partilha eletrónica de informação na empresa;
  • utilização de serviços de computação em nuvem;
  • internet das coisas;
  • inteligência artificial;
  • impacto da covid-19

O inquérito foi cofinanciado pela União Europeia e conduzido em todos os Estados-membros com base no mesmo questionário.

Resultados do Inquérito em Portugal

  • É no acesso e uso da internet que há mais empresas envolvidas: 96,6% usam computadores com ligação à internet para fins comerciais;
  • A ligação fixa de banda é a mais utilizada pela generalidade das empresas, sendo que o uso da ligação móvel é mais elevada nos setores da informação e comunicação (87%), outros serviços (77,8%) e transportes e armazenamento (75%);
  • 62% das empresas têm website;
  • 93,7% das empresas com 250 trabalhadores ou mais têm presença digital, mas o mesmo só acontece com 57,9% das empresas com 10 a 49 pessoas ao serviço;
  • 53,6% das companhias de construção e atividades imobiliárias não têm website;
  • Quase um quarto das empresas (23,4%) utiliza dispositivos ou sistemas interconectados que podem ser monitorizados ou controlados remotamente, através da IoT;
  • Um quinto das empresas (17,3%) recorre a tecnologias de inteligência artificial;
  • Em 2020, 30,7% das empresas aumentaram o número de reuniões conduzidas à distância, através da internet.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada.

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba