O e-Commerce em Portugal é em si uma tendência. Segundo o relatório “CTT e-Commerce Report 2019”, em 2018 houve um crescimento de 17% e o volume de negócio atingiu um valor total de 5 mil milhões de euros. Nesse sentido é expectável que os valores no próximo ano sejam ainda mais expressivos tendo em conta o aumento das compras online no nosso país.

E o que podemos esperar de 2020? Sabemos que Portugal ainda está aquém do desenvolvimento mundial na área de e-Commerce, mas é inevitável investir em inovação e tecnologia para o nosso país poder aproximar-se dos mercados mais desenvolvidos nesta área.

Que tendências vão influenciar o desenvolvimento do e-Commerce em Portugal?

  • Inteligência Artificial

Cada vez mais a Inteligência Artificial vai desempenhar um papel fundamental na área de e-Commerce. Exemplo disso são a proliferação de Chatbots que respondem em real-time aos clientes sobre os mais variados temas relacionados com as suas compras em Lojas Online.

  • Realidade Aumentada

A aplicação da Realidade Aumentada a funcionalidades na Loja Online possibilita ao utilizador ter uma experiência mais humana e interactiva com os produtos e / ou serviços disponibilizados online. Este tipo de soluções são cada vez mais importantes no processo de decisão de compra pois permitem ao utilizador ter uma experiência diferenciadora sem ter que se deslocar a uma Loja Física para experimentar o produto e/ou serviço.

  • Voice Search

Esta é provavelmente uma das certezas do futuro do e-Commerce em Portugal. Com a chegada da Alexa, Siri, Google Home, entre outros assistentes pessoais de voz, é inevitável que o e-Commerce se adapte à pesquisa por voz. É essencial otimizar a pesquisa de produtos na nossa Loja Online de forma a devolver os melhores resultados aos clientes. Ainda para mais, o assistente do Google já tem a sua versão em Português de Portugal disponível.

  • Social Media

A compra de produtos através das redes sociais / aplicações / fóruns já é uma realidade em Portugal. Mas o foco destas plataformas de Social Media nunca foi o e-Commerce, mas sim criar uma comunidade de fãs e ligar as pessoas entre si. No entanto, este paradigma mudou e agora o foco das redes sociais é, também, potenciar o e-Commerce. Prova disso é a nova funcionalidade do Instagram Shopping.

  • Produtos Customizados

Os produtos customizados já são uma realidade nos mercados mais desenvolvidos do mundo na área de e-commerce, mas em Portugal ainda existe muito pouca oferta. A verdade é que as funcionalidades dos websites de e-Commerce já permitem criar produtos à medida de cada cliente tornando a experiência de compra online única e personalizada.

  • Modelos de Subscrição

Também os modelos de subscrição estão em voga permitindo aos clientes usufruírem de um serviço de assinatura mensal que permite terem os seus produtos e/ou serviços de forma recorrente sem terem necessidade de voltar a encomendar online. Este tipo de funcionalidade online permite aos clientes terem acesso a vantagens na compra de produtos e / ou serviços de forma recorrente de forma cómoda, simples e com descontos associados.

Além destas tendências para 2020 para a área de e-Commerce existem também outras tendências que já estão plenamente instituídas em Portugal, nomeadamente, o aumento exponencial das compras através do Mobile e o crescimento dos Meios de Pagamento Digitais, como é o caso do MB WAY, Google Pay, Apple Pay, entre outros. O Mobile é cada vez mais importante na área de e-Commerce e a proliferação destes novos Meios de Pagamento Digitais permitiu aos utilizadores ter mais confiança em fazer encomendas online.

Para o mercado português poder continuar a crescer é essencial que os principais players portugueses na área de e-Commerce apostem em inovação e tecnologia para poderem acompanhar a evolução mundial e implementar as tendências globais no nosso mercado.

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram