A Geração Z fará as suas compras de Natal nas redes sociais

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A utilização das redes sociais tem vindo a crescer cada vez mais, a tal ponto que as empresas decidiram incluir uma ferramenta de loja nas suas plataformas. Muitos consumidores, acostumados a fazer as suas compras pelo canal físico, não tinham muita esperança nesta iniciativa. Porém, hoje, comprar nas redes sociais, o que se conhece como comércio social, é um dos métodos mais utilizados, principalmente pelos mais jovens.

 De acordo com a pesquisa ‘2021 Global Consumer Survey Report’ realizada pela Astound Commerce, as compras feitas através de redes sociais continuarão a crescer 3,5% ao ano, até 2027.

A Brightpearl, plataforma especializada no controlo de operações comerciais, realizou pesquisas sobre o uso do comércio eletrónico nas redes sociais. A pesquisa mostrou que os jovens da Geração Z são os que mais recorrem ao eCommerce social para realizar as suas compras. É por esta razão que, à medida que se aproximam as campanhas da Black Friday e do Natal, os jovens são os mais propensos a comprar através destas plataformas.

Redes sociais mais usadas

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas. Recentemente, uma nova ferramenta, o Shopping in Reels, foi adicionada à sua plataforma. Tanto os vendedores como os compradores podem marcar os produtos ao fazerem Reels no Instagram. Outra iniciativa foi incluir anúncios na guia Loja.

Twitter e Snapchat também são usados, embora não tanto quanto o Instagram. O Snapchat incorporou ferramentas de realidade aumentada para ajudar os compradores a visualizar os produtos. Enquanto o Twitter recentemente começou a testar na plataforma o seu módulo de loja que permite aos utilizadores exibir os produtos que desejam vender no topo dos seus perfis.

De acordo com a pesquisa, Brigtpearl considerou que os jovens, ao fazerem suas compras pelas redes, prestam mais atenção ao meio de pagamento do que à rede social propriamente dita. A maioria dos entrevistados afirma procurar por métodos de pagamento como Paypal (58%), Amazon Pay (32%) e Klarna (16%).

“Na era pré-internet, os retalhistas gradualmente perceberam que fazer compras pode ser uma forma de entretenimento e uma atividade social mais ampla, que não é apenas divertida para os consumidores, mas também gera mais vendas”, afirma Nick. Shaw, porta-voz da Brightpearl.

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