A vida está a ser diferente durante a pandemia, e a forma como compramos mudou muito nas últimas semanas. De acordo com um estudo da Coresight Research realizado em 18 de março, quase metade dos americanos inquiridos disseram que estavam a comprar mais online do que offline, e que esperavam manter o seu novo estilo de vida a longo prazo.
Muitas lojas fecharam e aquelas que estão a abrir gradualmente estão a fazer isso dentro de uma nova realidade, como o distanciamento social; o que leva a muitos usuários a comprar online por necessidade.
A Ipsos e a USA Today realizaram um inquérito aos consumidores americanos e concluíram dados realmente encorajadores para o comércio eletrónico: 41% dos inquiridos já compram mais online do que offline, em comparação com apenas 13% que o tinham feito na primeira semana de confinamento.
«Mais online e menos na loja» é a tendência de compra mais clara até agora. Outra tendência clara é o declínio dos gastos: após um aumento significativo nas primeiras semanas (para garantir o suprimento das necessidades básicas), os americanos têm desacelerado os seus gastos.
De acordo com o rastreador semanal de coronavírus da Morning Consult, 47% dos adultos americanos afirmaram gastar menos durante a semana de 10 de Abril, contra 21% que afirmaram gastar mais. Uma semana mais tarde, apenas 18% dos inquiridos declararam ter gasto mais, enquanto 49% gastaram menos.
Os comerciantes podem perguntar-se qual destes comportamentos é o mais provável que se mantenha «o novo normal». Quase metade dos entrevistados no estudo da Coresight Research de 18 de março disse que esperava manter seu novo modo de vida a longo prazo. O mesmo estudo revelou uma clara mudança do offline para o online.