As experiências personalizadas que a Decathlon e a MediaMarkt usam para aumentar o seu cesto médio de compras

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Como notificar os utilizadores sobre novas ofertas, produtos mais vendidos, artigos com tendências e os caprichos que procurávamos que já não estão em stock? Além disso, como personalizar experiências e manter a comunicação relevante para as preferências dos utilizadores?

Tenho a certeza que não se surpreende que grandes retalhistas como a Decathlon ou a MediaMarkt ofereçam este tipo de experiências aos seus utilizadores. Mas hoje em dia esta tecnologia está à disposição de qualquer pessoa.

Como a Decathlon aumentou a sua cesta média em 8%

Trabalhando com a Insider, a Decathlon começou a utilizar a experimentação na web e o Centro de Notificação para envolver os visitantes, personalizar a sua experiência e direcioná-los para páginas relevantes ou de categoria de produtos com tendências para conduzir a conversão. O Centro de Notificação Web da Insider utiliza atributos dinâmicos no website Decathlon, tais como «último produto visitado» para tornar as notificações relevantes e criar um sentido de urgência. Em apenas um mês, a Decathlon conseguiu aumentar o seu cesto de compras médio (AOV) em 8%.

A Decathlon descobriu que um dos fatores que levou os utilizadores a abandonar o website foi o esgotamento dos produtos em stock. No entanto, quando reabasteceram o stock, não conseguiram notificar corretamente o utilizador. Juntamente com Insider, desenvolveram uma estratégia de notificação via web («Back in Stock») que mapeia os dados comportamentais do cliente com dados de stock para entregar a mensagem certa às pessoas certas.

Uma vez que a notificação é enviada diretamente para o browser do utilizador, provou ser a solução mais apropriada para atrair a sua atenção, onde quer que estivessem na Internet, e mantê-los a voltar para ver o produto. A Decathlon atingiu uma taxa de conversão de 2,62% através de campanhas de «Back in Stock» push notifications.

MediaMarkt: Previsão de comportamento de IA para aumentar as vendas

A seguir vamos discutir o caso da MediaMarkt e como utilizaram a Inteligência Artificial para prever o comportamento dos utilizadores. Utilizando capacidades de segmentação, identificaram visitantes com elevado interesse de compra e utilizaram banners promocionais quando foi detetada uma tentativa de sair do website. Isto resultou num aumento de 9,3% na sua CR, no aumento das páginas vistas em +216% e no seu AOV em +38,3%.

Como é que a tecnologia Insider pode ajudar o comércio eletrónico?

Modelos de personalização

Modelos prontos a usar para banners, pop-ups, notificações push, mensagens de aplicações móveis e widgets de recomendação para maximizar o envolvimento.

Personalização Cross-Channel

Personalização de experiências através de múltiplos pontos de contacto. O Insider proporciona experiências consistentes através da web, web móvel, aplicação, e-mail, publicidade e canais de mensagens.

Tecnologia preditiva com tecnologia de IA

A tecnologia de IA preditiva é concebida para resolver problemas de marketing através da otimização do retorno dos gastos em publicidade (ROAS), conduzindo conversões e melhorando a descoberta de produtos.

Descoberta de produtos

Proporcionar uma experiência de compras sem descontinuidades e orientar os visitantes da web móvel para descobrir e comprar o que procuram com recomendações preditivas inteligentes alimentadas por IA.

Banco de dados unificado de clientes

O Insider integra fontes de dados próprias e de terceiros para obter uma visão de 360 graus de todos os seus clientes.

Recomendações Personalizadas

A tecnologia do Insider ajuda a gerar recomendações contextualizadas com algoritmos concebidos para o comércio eletrónico, viagens, meios de comunicação, aviação e muito mais.

Crescimento

A nossa equipa de peritos fornece tanto apoio operacional como estratégico. O Insider confia nas melhores práticas da indústria para manter os seus programas de marketing multicanais ancorados na direção certa.

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