Burlas online: Vinted é a nova plataforma de ataque dos burlões

O Portal da Queixa identificou um aumento no número de reclamações que envolvem burlas online. Os consumidores lesados falam em esquemas fraudulentos feitos através da Vinted, uma plataforma online lituana de compra, venda e troca de artigos.

43% das queixas reportadas à Vinted estão relacionadas com burlas e fraudes

Desde o início do ano, 43% das queixas reportadas à Vinted estão relacionadas com burlas e fraudes. Os prejuízos envolvem quantias significativas.

Segundo o relatório do Observatório de Cibersegurança de 2021, as burlas com o MB Way lideram as denúncias de criminalidade informática feitas à Procuradoria-Geral da República, à frente de crimes como o phishing.

As reclamações dos consumidores portugueses sobre a existência de esquemas fraudulentos envolvem também plataformas internacionais, exemplo disso é a plataforma Vinted – um mercado online com sede na Lituânia, de compra, venda e troca de produtos em primeira ou segunda mão, principalmente de moda -, que se transformou no novo alvo de ataque dos burlões.

Segundo os dados do Portal da Queixa, entre 01 de janeiro e 31 de julho deste ano, 43% das reclamações reportadas à Vinted estão relacionadas com burlas ou fraudes por MB Way. O alerta dos consumidores começou a soar mais alto nos últimos dois meses. Do total de queixas recebidas em 2022, a reportar alegados esquemas fraudulentos, 56% foram registadas em junho e julho. E apesar de todas as medidas de segurança anunciadas pela plataforma Vinted, a verdade é que já são inúmeros os consumidores que acabam por ser burlados. 

Casos denunciados no Portal da Queixa

Nadia Coelho partilha na reclamação apresentada no Portal da Queixa, que abriu uma conta na Vinted e recebeu uma mensagem na própria app na plataforma, que teria de associar um cartão MB Way com saldo de 200€. “O primeiro cartão “não deu” e coloquei outro cartão de outra conta. Foram ao todo 400€ de burla”, relatou a consumidora. 

Tiraram-me 1000 euros da conta”, queixa-se Ana Jorge que apresentou reclamação contra a Vinted no dia 22 de julho e ainda aguarda resposta e resolução. 

Também Bárbara Guedes afirma ter sido enganada na primeira venda que realizou na plataforma: “Fui burlada em 600€ na Vinted”, acusa. 

Liliana é outra consumidora alegadamente vítima de um esquema de burla e lesada em 500 euros. Segundo reporta na queixa dirigida à Vinted: “Tendo em conta que não consigo contactar a Vinted, considero que fui roubada e quero os meus 500€ de volta.”

Cristina Reinaldo foi uma das últimas consumidoras a apresentar reclamação no Portal da Queixa. “Levantaram-me 1900€ da conta e não me devolveram!!!”, denuncia.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Scroll to Top