Apesar dos enormes constrangimentos que trouxe à vida de todos nós, a pandemia teve o condão de acelerar a transformação digital de inúmeros setores de atividade.
Entre aqueles que mais sentiram na pele esta mudança de paradigma estão a Logística e a Indústria, dois setores que, ao longo do último ano e meio, reformularam as suas estratégias e processos de modo a acomodaram o que de melhor o digital pode trazer às suas operações.
De acordo com o Guia do Mercado Laboral elaborado pela consultora Hays, “a digitalização e o forte crescimento do e-commerce contribuíram significativamente para o balanço positivo dos setores da Logística e da Indústria”.
A consultora assinala ainda que, “neste contexto de digitalização, que se verifica sobretudo na área da Logística”, notou-se um aumento da procura por perfis com valências tecnológicas especializados na coordenação de transportes, devido à sobrecarga dos canais de transporte expresso.
Para além da aposta em profissionais tecnologicamente qualificados, a era da assim já batizada Logística 4.0 aposta ainda na automatização das operações e na procura de novas soluções, mais responsáveis do ponto de vista ecológico, mais seguras e personalizadas.
Isto teve consequência prática na adoção de softwares de gestão de armazéns que vieram conferir às empresas de logística uma maior flexibilidade e uma visão 360º ao longo de toda a cadeia de valor que lhes permitiu aumentar a capacidade de receção, gestão e envio de stock e, com isso, acelerar vendas, estando, simultaneamente, expostas a menos erros logísticos que, invariavelmente, se traduzem em custos e prejuízos.
Um software de gestão de armazém que está a permitir às empresas digitalizarem os seus processos é o sistema de gestão de armazéns WMS (Warehouse Management Solution), como o Eye Peak da Primavera BSS.
Para além de ajudar a cumprir os timings exatos de entrega de uma encomenda e otimizar o espaço utilizado em armazém, a solução Eye Peak, de fácil integração com qualquer sistema de gestão, reduz os custos de armazenagem, aporta eficiência na distribuição de mercadorias e gestão de entregas, simplifica as operações com listas de picking rápidas, agiliza a criação de diversos formatos de armazenamento (paletes, caixas, etc.) e acompanha o track and trace de cada encomenda.
Indústria 4.0 – digitalização de processos
À semelhança do que ocorreu com a Logística, a Indústria também partiu em busca de novos quadros, especialmente, de acordo com o guia da consultora Hays, aqueles mais ligados à digitalização de processos, como é o caso dos cargos de Engenheiro de Automação, Engenheiro de Manutenção e Responsável de R&D com componente técnica específica.
Esta procura por profissionais especialistas na digitalização de processos está ligada, umbilicalmente, à “omnicanalidade” exigida por uma pandemia que deixou os consumidores em casa e alterou radicalmente os seus hábitos de consumo colocando uma pressão extra sobre os processos produtivos e logísticos das empresas.
Isto foi particularmente visível na indústria dos produtos de higiene e saúde, setor que se viu a braços com uma procura desmedida para a sua capacidade de produção.
Colocadas entre a espada e a parede, a Indústria caminhou assim para aquilo que se denomina Indústria 4.0.
Mais do que simples necessidade momentânea, a digitalização da Indústria transformou-se numa questão de sobrevivência numa economia globalizada, volátil e altamente competitiva.
Garantia de vantagem competitiva, a digitalização do setor industrial consubstancia-se na adoção de softwares de gestão industrial que, entre outras coisas, permitem o aumento da produtividade, a rastreabilidade total da produção em tempo real e uma maior facilidade no cumprimento de prazos de entrega das encomendas.
Como se verifica, os benefícios da utilização de um software de gestão industrial, em especial de um MES – Manufacturing Execution System, são imensos e começam logo por algo tão caro às organizações, como o aumento da produtividade e a redução de custos, mas existem mais.
Para além das vantagens já sublinhadas, vejamos o que soluções do género permitem:
- Integrar todos os componentes da empresa numa única peça central a partir da qual os gestores podem gerir o negócio e lançá-lo na era da automação, da inteligência, da realidade aumentada, da IOT e da sensorização;
- Garantir um controlo rigoroso e centralizado dos dados sobre as várias áreas da empresa;
- Proporcionar aos diferentes perfis de gestão acesso a uma única fonte de informação que sustenta as decisões e garante alinhamento nos vários departamentos;
- Aceder, em tempo real e a partir de qualquer lugar, a um vasto conjunto de dashboards, mapas, análises e relatórios de gestão com resultados sobre as diversas áreas da empresa garantindo a rapidez e segurança na tomada de decisões.