Ecommerce Day Portugal: Como o comércio eletrónico espanhol está a enfrentar este Natal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

No dia 5 de novembro realizou-se o eCommerce Day Portugal organizado pela eCommerce News Portugal com emissão em direto a partir do Museu do Oriente, em Lisboa. O evento digital com streaming online para os participantes alcançou cerca de 400 visualizações.

O evento foi patrocinado por Correos ExpressTradedoublerPacklinkRaja, Amvos Digital e IPAM; a quem agradecemos pelo seu inestimável apoio, sem o qual este evento não teria sido possível.

Mesa Redonda Espanha

Grandes nomes estiveram presentes na primeira edição do eCommerce Day Portugal.

A mesa moderada por Noelia Lázaro, Chief Marketing Officer Packlink PRO contou com a presença de Amaia Caballero, Head of Marketing na fitnessdigital; Antonio Fagundo, CEO de Masaltos.com;  Eloy Mariaud, Director Of Ecommerce And Digital na Casa del Libro e Héctor Rubio Fidalgo CEO do IntegraMedia Group.

Muitos foram os tópicos abordados ao longo de quase 50 minutos de conversa, porém os principais temas abordados foram a Black Friday, o Natal e o efeito da pandemia no online.

30% dos clientes que antes compravam em lojas físicas já não o vão fazer. 

Amaia Caballero, Head of Marketing na fitnessdigital
No caso do fitness o tipo de cliente alterou-se.
Amaia destacou que anteriormente o cliente era um tipo de consumidor muito específico, que queria treinar pelo aspeto e agora encontramos um consumidor que quer treinar pela saúde e bem-estar através do desporto.
Assim, a fitnessdigital notou uma maior necessidade de acompanhar o consumidor. Assumindo ainda que a Black Friday deste ano vai aumentar muito a nível de ecommerce

Não creio que o cliente online vá mudar. Se algo mudar, seguramente será o cliente offline porque vai ficar com medo de ir ao centro comercial com o Covid e vai preferir comprar no comércio local ou comprar online.

Antonio Fagundo, CEO de Masaltos.com
Antonio Fagundo é CEO de Masaltos.com, a linha de calçado de aparência convencional que guarda um pequeno grande segredo, fazem crescer
De acordo com Antonio, o consumidor vai-se comportar de igual modo online, independentemente da crise económica. Afirma isto devido ao facto das pessoas terem de comprar as prendas para o Natal e Dia dos Reis.
Salienta também que é muito fácil comprar algo pela internet e amanhã recebê-lo em casa, com comodidade. 

Apesar da crise económica, este ano é um dos anos com maior poupança nas famílias espanholas porque não gastaram com medo da recessão económica, mas creio que no Natal, por capricho, irão gastar essas poupanças.

Eloy Mariaud, Director Of Ecommerce And Digital na Casa del Libro

Eloy assumiu a necessidade de distinguir dois tipos de clientes na medida em que anteriormente víamos sempre muitos clientes novos na Black Friday, ou seja, tomavam essa época de compras como uma fase de captação de clientes.

A realidade é que agora, como a Black Friday é uma oportunidade de comprar para o Natal acabam por encontrar os próprios clientes habituais que decidiram adiantar a sua época de compras e alguns clientes novos que compram por impulso.

Assim, este ano será mais provável que tenhamos um mix de clientes que possivelmente já eram clientes no offline e que se vão dirigir ao canal digital porque se sentem mais seguros pela comodidade, facilidade e rapidez. 

As pessoas vão comprar igual e são estes fatores que vão fazer com que este ano atinja um novo recorde de vendas online.

Héctor Rubio Fidalgo, CEO do IntegraMedia Group
O CEO do IntegraMedia Group afirmou que o ano de 2020 é como qualquer outro relativamente ao consumo, tirando dois fatores que podem potenciar grandes números no ecommerce global:
  1. O novo consumidor que entrou para o online (crescimento abismal do online em 2020 comparado com outros anos);
  2. Se Espanha estiver em confinamento durante a peak season, as superfícies comerciais estarão fechadas o que vai impulsionar o consumidor a aproveitar e, por sua vez, comprar os produtos online com descontos.

A maior preocupação de Héctor é o envio dos produtos pelas transportadoras. O serviço tem de ser realizado atempadamente e com qualidade dada a imensidão de encomendas que terão de ser distribuídas.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba