ePayments DAY: PSD2 e aos desafios para a indústria de ePayments

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ePayments Day (PT) decorreu na passada quarta-feira e juntou nomes e marcas de excelência do ecommerce em Portugal. O evento teve um formato híbrido, pelo que os participantes puderam assistir a partir do conforto de sua casa ou escritório, enquanto nós estivemos a transmitir a partir do Museu do Oriente.

Na primeira mesa redonda da manhã discutiu-se o PSD2 e aos desafios para a indústria de ePayments, contanto com nomes bastante reconhecidos na área, como Rui Fonseca, Director of Business Development, MASTERCARD; Ângelo da Silva, VP Sales, ADYEN e Pedro Barros Lourenço, CEO and Founder, CONSUMERS TRUST. A mesa contou com a moderação de Filipe Carrera, Coordenador do Programa Avançado em eCommerce, IPAM.

Quando questionado sobre quais os desafios particulares num mercado português, onde existe um claro domínio por multibanco e MbWay, Rui Fonseca, Director of Business Development na MASTERCARD, respondeu com clareza. O débito é muito relevante no eCommerce, o crédito nem tanto e existem outras alternativas de meios de pagamento. Em termos de transacionalidade, Rui afirma que se dividem os temas em 3/4 de transacionalidade feita pelos portugueses, sendo que é feita fora de Portugal e dessa transacionalidade, 90% é feita através de cartões de débito, crédito e pré-pago (cartões bancários), na medida em que 75% é coberto na totalidade por esta tipologia de meios de pagamento e depois existem os restantes 25% de volume de transacionalidade de eCommerce, feita com merchants portugueses e essa, efetivamente, tem uma disparidade de alternativas.

A Mastercard tem o seu foco no consumidor, na medida em que fornece uma transação o mais simples, segura e com o máximo controlo para o consumidor e que ao mesmo tempo o merchant consiga perceber que acabou de receber um pagamento. Isto é possível através dos cartões bancários, seja de débito, crédito ou pré-pago. Esta é a grande evolução e é neste paradigma que a empresa se está a centrar.

Pedro Barros Lourenço, CEO e Fundador da CONSUMERS TRUST, foi questionado por Filipe Carrera na vertente do consumidor, relativamente à obrigatoriedade do Regulamento Europeu de PSD2 desde 31 de dezembro, e à forma como está a afetar o comércio eletrónico. A questão que se coloca logo de início mais uma vez é tentar entender se o consumidor tem realmente essa perceção. Quando falamos de sistemas de dupla verificação, de tudo aquilo que envolve uma maior segurança, Pedro Lourenço considera fundamental que as marcas entrem cada vez mais neste ecossistema de literacia, de aprendizagem. Assim, o Fundador da CONSUMERS TRUST vê estas medidas como algo excecional e com um contributo extremamente importante para que na realidade o ecossistema de consumo digital seja cada vez mais justo, transparente e seguro.

Ângelo da Silva, VP Sales, ADYEN, foi questionado por Filipe Carrera relativamente à forma como viveu durante a fase mais dura do Covid e como é que se tem adaptado. Face à questão, Ângelo afirma que se notou uma queda drástica a nível de volumes de transações na ADYEN no primeiro confinamento geral em Portugal, sendo que foi sentido globalmente, mas passadas as semanas mais duras do primeiro mês começaram a notar um crescimento muito alto do lado do eCommerce que chegou até a compensar a perda de transações inicial, notando-se uma adaptação muito rápida por parte do consumidor a esta nova realidade.

Para assistir ao evento na íntegra e saber mais sobre o que se passou nesta mesa redonda, pode fazê-lo através do YouTube, onde se encontra disponível a edição que foi feita em streaming no passado dia 2 de junho.

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