«Estamos no bom caminho para termos o melhor Q4 da nossa história»

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A Powerplanetonline, ecommerce especialista em smartphones, smartwatch, android TV, desporto e casa, nasceu em Múrcia mas já chegou ao mercado nacional. A empresa espanhola é a distribuidora oficial de mais de 150 marcas líderes na Península Ibérica e até já foi premiada em Portugal.

Na Ecommerce News Portugal entrevistamos o CEO & Founder da Powerplanetonline, Bernardo Paco Castillo, que fundou a marca há 17 anos e nos explicou a entrada no país e como têm sido estes últimos anos.

Ecommerce News Portugal (EcN): Quando e como é que a Powerplanet entrou em Portugal?

Bernardo Paco (BP): Bem, tenho de ser honesto, a Powerplanet não entrou em Portugal, foi o oposto e foi uma surpresa. Pouco depois de termos iniciado o nosso Website em 2011, vimos que cada vez mais clientes portugueses, em algumas famílias de produtos, eram a maioria, por isso decidimos traduzir o website para português, e atribuir cada vez mais recursos a Portugal: em tradução, serviço ao cliente, etc. Relembro sempre a minha equipa que somos metade portugueses e metade espanhóis.

EcN: A PowerPlanetOnline ganhou este ano um importante prémio na categoria de Equipamento Eletrónico e Informático e o melhor preço do mercado. Qual é a importância deste reconhecimento para a marca?

BP: Bem, penso que não se pode medir este impacto de uma forma objectiva, mas subjectivamente, isso deixou-nos muito felizes!

EcN: Para além de terem sido galardoados, o que se distinguiu em 2021 na Powerplanetonline? Como foi o ano para a empresa?

BP: Este ano foi uma verdadeira montanha-russa, implementámos muitas mudanças organizacionais, e tomámos muitas decisões para lançar as bases de um maior crescimento, e parece que os frutos estão a chegar mais cedo do que o esperado. Estamos no bom caminho para termos o melhor Q4 da nossa história, ultrapassando mesmo o do ano passado.

EcN: Como lidou com os desafios impostos pela COVID?

BP: Em geral penso que a COVID foi um grande empurrão do comércio eletrónico, mas esse grande impulso pode ser perigoso se pensarmos que não é um impulso mas um novo paradigma, pelo que a prudência é sempre um grande aliado.

EcN: Quais os 3 conselhos que daria a alguém que está agora a entrar no ecommerce?

BP: Como com quase tudo na vida, para que o projeto seja bem sucedido:

1. É preciso colocar-se sempre na pele do cliente, ser honesto e pensar no que se pode realmente oferecer que possa acrescentar valor.

2. Se no ponto um, já encontraste a tua resposta, então como diz o Deadpool, «Maximum Effort».

3. Mesmo que esteja tudo a ir bem, lembra-te de voltar sempre ao ponto 1!

EcN: Foram afetados pela crise de abastecimento que se sentiu? E como têm lidado com isso?

BP: Claro, muito. O preço dos contentores aumentou quase dez vezes em pouco mais de um ano e a falta de chips e a escassez de muitos produtos eletrónicos significou que tivemos de adaptar, racionalizar e modificar as nossas operações, mas a nossa grande vantagem é que temos uma rede logística muito capilar, temos armazenagem em SZ e HK, mais fornecedores em todos os continentes (literalmente), por isso penso que esta situação pode ter sido mais suportável para nós do que para o resto dos nossos concorrentes, não sei… o que tenho a certeza é que tem sido um desafio, e por vezes até divertido.

EcN: Quais são os planos da Powerplanet para a época natalícia? Alguma campanha especial?

BP: Esta campanha em que estamos actualmente envolvidos é definitivamente muito especial para nós. Sob o slogan «No Powerplanet é sempre Natal» quisemos dar visibilidade a algumas famílias de produtos desconhecidas do nosso público, tais como brinquedos, carros de controlo de rádio, acessórios desportivos, consolas retro, gaming … e fazer um aceno de cabeça ao facto de que estes «powerproducts» despertam a criança em nós.
Além disso, para facilitar as compras dos nossos clientes, também prorrogámos o prazo de devolução até 30 de Janeiro.

EcN: Previsões e objetivos para 2022?

BP: Bem, esperamos continuar a crescer de uma forma sustentada. Apesar das dificuldades no sector, estamos muito satisfeitos com o ritmo de vendas que estamos a ter. Desde o início da semana da Black Friday, faturámos quase 4,5 milhões de euros, 20% mais do que no ano anterior, e esperamos continuar nesta linha nos próximos meses.

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