«Este espírito, este ethos, foi preservado ao longo dos anos»

A marca de roupa masculina portuguesa LABRADOR encerra 2021 com um crescimento notável face aos anos anteriores e de pré-pandemia. Face a 2020, o crescimento foi de mais 45%, não deixando margem para dúvidas de que o caminho traçado é a nova forma de abordar a moda masculina em Portugal: bom-gosto, corte de alfaiataria perfeito e personalizado, numa atualização de modelagem sempre clássica. O crescimento é significativo mesmo quando comparado com 2019 (+20%) – ano sem os impactos da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-19.

Na Ecommerce News Portugal tivemos a oportunidade de falar com João Corrêa Monteiro, Marketing Manager na Labrador e que nos falou um pouco da marca e do seu sucesso.

Ecommerce News Portugal (EcN): A marca de roupa masculina nasceu há 30 anos. Conte-nos um pouco da história da LABRADOR. Os homens portugueses têm bom gosto desde sempre? 

João Corrêa Monteiro (JCM): Aqueles que estão com a Labrador desde sempre, sim! (risos) A Labrador nasceu em 1991 com uma primeira loja no coração de Lisboa. Rapidamente cresceu para encontrar um lugar no armário de milhares de homens portugueses que procuram qualidade excecional, bom gosto e um sentido de elegância que não tenta seguir tendências de moda de curto prazo, mas permanece fiel aos valores mais tradicionais do bem-vestir. Este espírito, este ethos, foi preservado ao longo dos anos e essa consistência no produto, no nível de serviço, nos serviços de alfaiataria por medida, acabaram por fazer da Labrador, mais do que uma espécie de clube, uma família dos dois lados do balcão onde muitos dos nossos clientes mais antigos conhecem os nossos colaboradores pelo nome. Há inúmeros de casos de já estarmos a vestir a 2ª geração e em vários, já a 3ª geração.

EcN: A marca tem o nome de uma raça de cães, o LABRADOR. Alguma vez criaram ou pensaram em criar uma linha para os nossos amigos de 4 patas?

JCM: (risos) Nada previsto para o médio prazo mas nunca se sabe. É uma tendência trabalhada por várias marcas com afinidades de target e posicionamento com a Labrador.

EcN: E quando nasceu a lojas online? Foi uma necessidade ou foi uma decisão de seguir esta tendência crescente?

JCM: Na Labrador estamos muito focados num objetivo de renovação na continuidade, de recrutamento de novos clientes. Queremos crescer e queremos lançar o caminho dos próximos 30 anos. Hoje em dia, quem não está no digital não está próximo do seu target. Por isso, lançar uma loja online era uma prioridade desde o início deste processo de renovação em 2019. E em bom tempo. Durante os tempos atribulados da pandemia foi fundamental termos uma solução de ecommerce.

EcN: O vosso recente comunidade de imprensa informa que encerram 2021 com um crescimento notável face aos anos anteriores e de pré-pandemia. Qual foi o volume de negócio em 2021? Qual o crescimento que representa em relação a 2019?

JCM: O volume de negócios de 2021 representou um crescimento de 20% vs 2019. Tendo em conta que se tratou de um ano de pandemia, este resultado deixa-nos muito contentes, agradecidos aos nossos clientes e otimistas em relação ao futuro, mesmo tendo em conta os desafios que o setor enfrenta.

EcN: Qual o volume de negócios que chega pelo canal online?

JCM: 2% a 5% do volume total

EcN: A vossa página tem uma categoria “ Exclusivo online”. O que têm nesta categoria?

JCM: É uma secção em que oferecemos sugestões de presentes e serviços de subscrição, e que queremos desenvolver e refinar no futuro.

EcN: Também mencionam uma ferramenta de customização online? O que é e para que serve?

JCM: A alfaiataria por medida está no ADN da Labrador. Um fato ou uma camisa pronto-a-vestir da Labrador é sempre posto à medida do cliente pela nossa equipa de alfaiates e costureiras. Além disso, é possível mandar fazer um fato ou uma camisa ao gosto do cliente e com hipóteses de personalização. Na vertente online temos à disposição do cliente a possibilidade de construir a sua camisa. Pode escolher o tecido, tipo de colarinho, tipo de punhos, iniciais, etc.

EcN: Renovar na continuidade. O que significa?

JCM: Renovar na continuidade significa não perder de vista o ADN da marca. Quer dizer que quando olhamos para os produtos que lançamos, sejam peças icónicas e permanentes como o cardigan de lambswool, ou as inovações como as camisas e pólos de gola tunisina, a reacção é “isto é Labrador”. O mesmo em relação ao serviço ao cliente e à comunicação da marca. É esta qualidade e esta consistência que os nossos clientes, antigos e novos, procuram.

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