Fundada em 2018, a startup Mo-Ka desenvolveu um cesto inteligente, equipado com câmaras que identificam cada produto depositado. Intermarché é a primeira marca a testá-lo, na loja Relais localizada na rue de Pelleport em Paris.
Os servidores instalados na área de vendas comunicam por Wi-Fi com o cesto para transformar as imagens em lista de compras. Para pagar, o cliente pode escolher entre uma experiência totalmente automatizada, através da app Mo-ka, ou métodos de pagamento convencionais.
O cliente pode efetuar o pagamento numa caixa de auto-atendimento que reconhece o cesto e exibe o seu conteúdo e o valor na tela; ou pode escolher o pagamento móvel na app Mo-ka. A app gera um QR code cada vez que é usado. Os produtos são exibidos no telemóvel à medida que são colocados no cesto. O pagamento é automático e a fatura é disponibilizada na app assim que as compras são concluídas e o cesto é colocado no seu posto de carga.
O teste no Intermarché vai durar até novembro deste ano. Não se sabe se a empresa irá aplicá-lo à escala nacional nas suas lojas em França.