Klarna, Samsung, FNAC e KuantoKusta estiveram à conversa no ePayments Day Portugal

No passado dia 2 de junho, no Centro de Congressos do Lagoas Park Hotel, decorreu a segunda edição do ePayments Day Portugal, com foco nos grandes players de pagamentos do nosso país e na literacia financeira.

Na primeira mesa redonda do dia estiveram presentes Alexandre Fernandes, Country Manager Portugal na Klarna, Bhupendar Singh, Diretor de E-commerce em Portugal na Samsung Eletrónica, Paula Alves, Director of Finance & IT na FNAC Portugal e Paulo Pimenta, Owner e CEO no KuantoKusta, para falar sobre os desafios do setor de ePayments.

Tendências do Comércio Online (pós-pandemia)

Paula Alves afirmou que, do ponto de vista da FNAC, o que sentiram foi um boom sem precedentes no e-commerce em detrimento das lojas no momento da pandemia.

Em 2020 e 2021, praticamente duplicamos o volume de negócios online. Agora, em 2022, está a começar a abrandar, mas não a voltar para níveis de pré-pandemia. Está a atingir um patamar de maturidade porque, quer os comerciantes quer os clientes, adotaram novos hábitos.

Paula Alves, Director of Finance & IT na FNAC Portugal

A responsável comentou ainda que os clientes passaram a perceber melhor as vantagens do online e optam mais pelo online quando se trata de uma questão de eficiência e nas lojas físicas procuram mais a experiência sensorial e aconselhamento, afirmando que ” por mais inteligência artificial que tragamos ao aconselhamento online, cada pessoa é uma pessoa e cada produto é um produto”.

Em relação ao tema das Tendências do Comércio Online no pós-pandemia, Bhupendar Singh afirmou que o mundo antes e depois da Covid-19 são duas realidades diferentes. A aceleração digital foi tão significativa que o crescimento previsto para daqui a 10 anos ocorreu apenas em 2 anos.

O Diretor de E-commerce em Portugal na Samsung Eletrónica referiu dados do AICEP que comprovam o crescimento online de 57% em 2020 vs 2019 e o crescimento online de 47% em 2019 vs 2018. Em 2021, 73% das pessoas fizeram compras online mais de 3 vezes. Os dados mostram assim que há uma mudança no comportamento do consumidor.

Paulo Pimenta referiu que, em relação a esta temática, no KuantoKusta notaram que com a pandemia lhes foi chegando um público diferente, nomeadamente os Seniores (crescimento de 350% na plataforma), porque eram adversos às compras online, mas quando tudo fechou haviam duas opções: “comprar online” ou “não comprar”.

Em 2022 estamos a sentir uma mudança de comportamento de pesquisa. Antes da pandemia, 75%-80% do nosso tráfego era na área tecnológica e hoje temos 55% na área tecnológica e 45% na área não-tecnológica.

Paulo Pimenta, Owner e CEO no KuantoKusta

Fraude nos pagamentos

Foi também colocada em cima da mesa a questão da fraude nos pagamentos, uma realidade cada vez mais comum na atualidade. Para combater a fraude nos pagamentos, respondendo à questão de Alexandre, Bhupendar Singh afirmou ser apologista de inteligência artificial e machine learning, afirmou estar a investir na prevenção da fraude através destas ferramentas com a Signify.

Paula Alves e Paulo Pimenta afirmaram que não estão a investir nestas ferramentas, deixando isso para os bancos emissores.

Ainda antes de terminar a mesa redonda, Alexandre perguntou se o método de pagamento é ou não uma ferramenta de marketing. Para além da unanimidade na resposta – sim – Bhupendar afirmou que a capacidade de CRM e segmentação são fundamentais.

Para ver a palestra na íntegra poderá fazê-lo através do YouTube.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Scroll to Top