Desengane-se quem acredita que a rede social Tiktok é um “sítio para putos”. A idade dos utilizadores tem vindo a aumentar substancialmente nos últimos anos existindo cada vez gente mais velha, fora da geração Z, a participar e consumir diariamente os conteúdos desta plataforma. Prova disto também é o aumento do número de marcas no Tiktok. Cada vez existem mais marcas que procuram utilizar as ferramentas desta rede social com o intuito de se darem a conhecer a públicos que de outra forma não seria possível.

Exemplos de marcas que fazem sucesso no Tiktok

Starbucks

Um ótimo exemplo de uma boa utilização por parte das marcas do Tiktok é a do Starbucks que conta atualmente com 1.8 M seguidores. A marca de cafés americana partilha diariamente vídeos divertidos e simples através da utilização de sons que se encontram nas tendências da app. Para além disso, a maioria do seu conteúdo é descontraído.

@starbucks Just changed the chocolate game. 🍫🤯 Introducing the new Chocolate Cream Cold Brew. (US & CA) #Starbucks #ChocolateCreamColdBrew ♬ original sound – Starbucks

Contudo, o sucesso do Starbucks na plataforma não se fica pela sua página principal. Muito do seu atual sucesso deve-se aos seus funcionários e aos conteúdos que estes criam relacionados ao trabalho. Exemplo disto é a conta de @mayasmithhhh que conta com 2.0M de seguidores, onde a funcionária do Starbucks partilha diariamente vídeos com receitas e conteúdos sobre o dia-a-dia de trabalho na empresa.

@mayasmithhhh

60 second at home cold foam cold brew! @dreamwallow

♬ garbage – Dreamwallow

Washington Post

O jornalismo geralmente requer um seriedade e objetividade que vão um pouco contra as ideias que a plataforma apresenta para se ter sucesso. Contudo, o jornal Norte Americano decidiu utilizar o Tiktok para partilhar conteúdo diário divertido sobre o “por detrás das câmaras”, os bastidores do jornal. Atualmente, e graças a este conteúdo de comédia, o Washington Post conta atualmente com 1.3M de seguidores e mais de 52.2M de likes.

@washingtonpost

Covering the news is important, but sometimes tough. Take care, fellow journos.

♬ I want to lie here – A24

Samsung

A marca Sul Coreana e rival direta da Apple é conhecida por apostar nas campanhas online para chegar ao público mais jovem. Como tal, e sem grande admiração, também tem presença digital no Tiktok. Atualmente com 1.5M de seguidores a Samsung recorre a esta plataforma para a partilha de vídeos publicitários curtos, divertidos e leves onde incentiva a participação do público nos desafios que lançam. Exemplo disso foi quando lançou a campanha Galaxy onde a marca convidou os usuários do TikTok a mostrarem o seu talento e entrarem no ritmo juntamente com o girlgroup Blackpink #awesomescreenawesomecamera

@kriz031998 awesome screen awesome camera.. longlasted battery life✌️✌️ #danceAwesome #samsung #galaxya #blackpink #awesomephone ♬ original sound – Kriz

NBA

Contrariamente ao que acontece na instagram da NBA, e seguindo um pouco da tática no Washington Post, na página do Tiktok a empresa partilha brincadeiras com os jogadores e momentos de backstage. A NBA tem no momento 14.7M de seguidores e aglomera cerca de 195.5M gostos.

@nba Warriors take 1-0 lead in the WCF 👏 #NBAConferenceFinals presented by Google Pixel #nba #basketball ♬ original sound – NBA

Gymshark

Gymshark marca com 3.5M de seguidores focada em fitness cria conteúdo exclusivo para o Tiktok baseado em desafios e feitos de fitness impressionantes. A marca por norma estabelece parcerias com influenciadores fitness tal como aconteceu com o desafio 66 dias onde o Gymshark fez parceria com seis influenciadores de fitness e de dança que tinham mais seguidores no aplicação do que eles, o que fez com que esta conseguisse atingir um outro público na plataforma. No geral a hashtag #gymshark66, teve cerca 45,5 milhões de visualizações.

@demibagby Stand up challenge!!! #wedidit #fun #standupchallenge #challenge @scott_mathison_ @gymshark ♬ Woah (feat. D3Mstreet) – KRYPTO9095

Elf Cosmetics

Com 44.6K seguidores o sucesso da marca no Tiktok já foi motivo de estudo. O desafio ‘Eyes Lips Face’ da Elf Cosmetics é vista como a campanha mais influente na plataforma até hoje. A campanha continha uma música original para acompanhar o desafio da hashtag da marca. Diversos criadores de conteúdo promoveram a música nos seus vídeos o que a colocou nas trends mundiais da plataforma levando outras celebridades e usuários a fazer o mesmo.

@ellendegeneres #eyeslipsface #donjulio ♬ Eyes. Lips. Face. (e.l.f.) – iLL Wayno & Holla FyeSixWun

Netflix

E será que no mundo da cinematografia também existem marcas que façam sucesso no Tiktok? A empresa Netflix prova que sim. Atualmente com 23.1M, com ela é possível aprender que qualquer coisa pode ser conteúdo. A marca recorre a áudios das suas produções e transforma-os em memes que levam os seus utilizadores a usá-los e a viralizar os mesmos.

@netflix both of our hearts are full for Ncuti Gatwa today ❤️❤️ #netflix #ncutigatwa ♬ original sound – Netflix

About You

O ecommerce alemão de moda conta atualmente com 86.1K seguidores na sua página principal e com 35.1K na sua página portuguesa. Essencialmente a marca recorre ao marketing de influência onde procura por criadores de conteúdo conhecidos na plataforma para estes, de forma criativa, criarem conteúdos onde utilizam as peças da marca. A ideia é mostrar ao possível consumidor como este poderá usar as peças no seu dia a dia.

@aboutyoude Wer ist euer Lieblings One Piece Character? 💭 @Berna ♬ original sound – Cory

Shein

As marcas chinesas de fast fashion têm vindo a conquistar cada vez mais seguidores no Tiktok. Um bom exemplo é o ecommerce Shein que conta no momento com 4.2M de seguidores. Tal como acontece com a About You, também aqui a marca recorre ao método do marketing de influência. Este método não só procura fazer com que a marca chegue a novos utilizadores, como também procura gerar uma confiança nos produtos da marca, ou seja, o pensamento é “ se esta criadora que eu tanto gosto usa é porque é bom, por isso também vou adquirir”.

@shein_official Dressed up for the new season 💖💗 @Elya Martel ♬ dëserve it – ✿

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