A gestão eficaz do eCommerce implica o acompanhamento constante das tendências, definidas pela evolução do comportamento do consumidor.

Conheça as 9 tendências identificadas por 10 especialistas nesta área. Estas são as tendências apresentadas num guia digital disponível no site do ISEG Executive Education:

1. Preocupação com a Sustentabilidade

2. Lojas online de restaurantes diretas ao consumidor

3. Personalização, automação e retenção

4. Voice Search

5. Social Shopping

6. O fim das third party cookies

7. Mudanças no retalho e no eCommerce Pós-Covid

8. Free, Fast & Flexible Deliveries

9. Business Intelligence

Preocupação com a Sustentabilidade

O crescimento do eCommerce traz consigo novas considerações, desde embalagem e atendimento até devoluções, bem como novas possibilidades para criar e implementar soluções inovadoras e sustentáveis. Os consumidores, por sua vez, esperam que as empresas, grandes, pequenas, físicas e digitais adotem práticas de sustentabilidade.

Um estudo da Nielsen a nível mundial constatou que 81% dos entrevistados concordam com a afirmação: “É extremamente ou muito importante que as empresas implementem programas para melhorar o ambiente”.

Lojas online de restaurantes diretas ao consumidor

Em Portugal, passamos de um cenário em que o takeaway e o delivery de comida eram uma situação rara, quase exclusiva dos nichos das pizzas, para uma multiplicidade de operadores nas nossas cidades: Uber Eats, Glovo, Bolt Food, entre outros.

A situação pandémica vivida em 2020, reforçou fortemente esta tendência nas nossas principais cidades. Embora o food delivery ainda represente uma fatia relativamente pequena do mercado, cerca de 200 mil milhões dos 3 biliões de dólares do setor serviços de comida, o banco suíço UBS estima que o setor cresça 20% por ano, até perto dos 400 mil milhões de dólares no final da década.

Personalização, automação e retenção

Existe um ponto que é notório em eCommerce: os investimentos em tráfego pago nos vários canais digitais, estão a ficar cada vez mais competitivos, o que pede às marcas estratégias cada vez mais profissionais e personalizadas.

Por outro lado, o ano de 2020 deu ao eCommerce uma das maiores oportunidades para gerar novos visitantes à sua loja online e principalmente novos clientes registados.

Voice Search

Os assistentes de voz mais evoluídos integrados com plataformas de eCommerce, reinventam toda a experiência de compra, de uma forma simples, que facilita efetivamente a vida das pessoas numa simbiose única entre tecnologia e humanização tão necessária na internet. A inteligência artificial por voz será, sem dúvida, uma das tendências mais revolucionárias que o eCommerce deverá acompanhar.

Social Shopping

O crescimento explosivo do comércio eletrónico, durante o ano de 2020, veio reforçar a importância das marcas investirem em mais experiências de social shopping.

O social shopping, apesar de já não ser uma novidade, tem vindo a desenvolver-se muito nos últimos anos e continuará a crescer em 2021, sendo uma das tendências e uma das áreas onde as marcas, com eCommerce, devem apostar.

O fim das third party cookies

O desaparecimento de third-party cookies tem um impacto substancial uma vez que até agora assumiam um papel importante nas estratégias de marketing, seja pela identificação de público-alvo, tracking da performance de campanhas, assim como para a otimização e personalização dos conteúdos criativos exibidos.

Mudanças no retalho e no eCommerce Pós-Covid

Depois da confusão que foi o ano passado, 2021 trará iniciativas importantes no que diz respeito ao comércio eletrónico e retalho em geral. Com a chegada das várias vacinas contra a Covid-19, o fim do período de confinamento vai começar a trazer mais tráfego para o retalho físico, mas a experiência de comércio eletrónico ficará para sempre na mente e nos hábitos dos portugueses. Com isso, as marcas e retalhistas perceberão o verdadeiro potencial da venda online, e cada vez mais adotarão uma estratégia omnicanal, com o cliente no centro de suas decisões, e cada vez mais disponibilizarão os seus produtos também nos seus canais online próprios como em vários mercados nacionais e internacionais.

Free, Fast & Flexible Deliveries

Estes três atributos das entregas das encomendas geradas nas compras online constituem, no seu conjunto, uma tendência inexorável e imperativa das empresas que estão ou planeiam vir a estar no mundo do eCommerce. O nível de abandono da compra por parte dos e-buyers no momento do checkout continua a ser determinado, em mais de 50% dos casos, e conforme vários estudos o demonstram de forma consistente em diversos mercados e geografias, por fatores relacionados com o preço final do produto, ao incluir o custo das entregas, e com a insatisfação relativa aos tempos e às opções de entrega que são disponibilizadas.

Business Intelligence

O business intelligence, como um conjunto de métodos, processos, tecnologia e instrumentos, capazes de converter dados em informação, conhecimento e planos de iniciativas que conduzem as nossas decisões e ações, assume um papel cada vez mais importante.

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