Presidente da Microsoft apela à criação de “nova convenção climática” na Web Summit 2022

Presidente da Microsoft, Brad Smith, regressou, esta manhã, ao palco principal da maior cimeira mundial de tecnologia, Web Summit, para falar sobre as alterações climáticas, o papel da tecnologia e as ferramentas necessárias para ultrapassar a atual crise global de dependência do carbono.

Brad Smith começou por anunciar, após encontro com o Vice-Primeiro Ministro da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, o apoio tecnológico da Microsoft à Ucrânia num investimento de 100 milhões de dólares que soma, desde fevereiro, um total de mais de 400 milhões de dólares“Mas enquanto ajudamos a Ucrânia e combatemos a pandemia, não podemos desfocarmo-nos das alterações climáticas. Essa crise vai ultrapassar todas as outras”, adiantou.

A par da Microsoft – que pretende ser negativa em emissões de carbono, positiva em consumo de água e zero desperdício até 2030 – Brad Smith destacou que mais de 3.900 organizações já estabeleceram compromissos climáticos, número que tem vindo a crescer. No entanto, o último Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente deixa claro que os atuais planos climáticos dos países ficam aquém do que será necessário para cumprir os objetivos mundiais.

Segundo o Presidente da Microsoft, as três próximas décadas serão marcadas por uma revolução na sustentabilidade e, aproveitando o lançamento do relatório da Microsoft “Closing the Sustainability Skills Gap”, frisou a escassez de competências que o mercado irá enfrentar nesta área. Dados do LinkedIn Green Jobs indicam os empregos “verdes” cresceram a uma taxa anual de 8% entre 2015 e 2021, enquanto a pool” de talentos cresceu 6%.

Como resposta, Brad Smith reforçou a importância dos dados e da inteligência artificial; a criação de novos mercados, sobretudo de carbono; a aposta em inovação para criação de nova legislação, nomeadamente em políticas de carbono, eletricidade e desperdício, bem como no investimento em talentos necessários na área da sustentabilidade.

Nos últimos dois anos, a Microsoft removeu mais de dois milhões e meio de toneladas de carbono, um número superior a qualquer outra empresa. O Presidente da tecnológica frisou que “o mundo tem de ser neutro em carbono até 2050” e, como tal, será necessário “investir em novas tecnologias para remover as emissões de carbono”, apelando aos governos do mundo para que, juntos, criem “uma nova convenção do clima”.

Além da participação de Brad Smith, a Microsoft marca presença na Web Summit 2022 com o apoio a 20 startups do seu programa Microsoft for Startups Founders Hub. Através da “Microsoft Startup Island”, no pavilhão 5, dará palco às soluções das startups e acesso a mentoring hours, investors office hours e networking com empresas de capital de risco e interlocutores do ecossistema empreendedor.

No segundo dia da Web Summit, a Microsoft foi distinguida no ranking “Best Global Brands 2022” da Interbrand, subindo para o segundo lugar da tabela, com o maior crescimento percentual ano após ano, aumentando o valor da marca em 32%.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Scroll to Top