Globalmente, as receitas de comércio eletrónico caíram 3% no primeiro trimestre deste ano, quando comparadas ao mesmo período de 2021. Esse declínio também foi observado na Europa (-13%).
No entanto, as vendas online em Espanha atingiram um crescimento homólogo de 6%, sendo este o único país da Europa onde as receitas digitais cresceram neste período.
O crescimento global das vendas online tem vindo a abrandar nos trimestres anteriores. No entanto, o declínio na receita online é o primeiro declínio registado nos 9 anos de história do Salesforce Q1 Shopping Index. O declínio forma um forte contraste com o crescimento global da receita online no primeiro trimestre de 2021 de 69%.
Forte queda nas vendas online na Europa
Segundo a Salesforce, a queda pode estar ligada à inflação. Os consumidores têm menos poder de compra, o que leva a uma queda nos gastos online.
Ao analisar os dados do comércio eletrónico na Europa, constatou-se que as vendas online caíram ainda mais quando comparadas à situação do ano anterior. O volume de pedidos no primeiro trimestre caiu 17% no primeiro trimestre deste ano, provavelmente causado pela inflação, altos custos de combustível e a guerra na Ucrânia.