As compras tornaram-se parte integrante da rotina diário e a ecommerce veio contribuir para este efeitos. Os consumidores pesquisam cada vez mais os seus produtos online independentemente se posteriormente vão comprar nas lojas físicas ou online e por isso se tens uma loja online tens que ter conteúdo preparado, ideias a fluir constantemente e call-to-action prontas para serem aplicadas!

Segundo o eConsultancy Report existem algumas coisas a ter em conta para aumentar o sucesso com os clientes e para o aumento da conversão:


  • Está presente: As redes sociais e canais de resposta direta estão a ganhar força no momento da compra e este ano a pandemia veio promover ainda mais esta tendência. Esta é uma oportunidade para as marcas influenciarem através das plataformas sociais, particularmente nas áreas de publicidade dinâmica e de retargeting de anúncios para compradores com carrinhos abandonados.
  • Reforça o compromisso social: As publicações nas redes sociais devem refletir os desejos dos consumidores para a mudança nos seus estilos de vida. Os consumidores esperam cada vez mais ver conteúdos que podem ser comprados nos seus feeds, e os comerciantes devem responder o mais possível a este desejo conforme as barreiras dentro dos diferentes canais se está a desvanecer. Hoje em dia as publicações nas redes sociais devem ser vistos como mais do que oferta de conteúdo mas uma oportunidade de estabelecer uma ligação e influencia o consumidor alvo.
  • Go Global: Para um ecommerce português pensar fora da caixa pode ser a diferença no crescimento da loja online. O mercado português é relativamente pequeno quando pensamos que podemos ter o mercado europeu. Para isso os marketplaces podem ser a solução e mais uma vez, não existe só a Amazon e o ebay, existem muitos clientes que te podem fazer chegar a mais e novos cliente. Outra ferramenta ótima para a globalização são as redes sociais, que te podem fazer chegar aos teus clientes do outro lado do mundo.

Começa por definir os teus potenciais clientes, as suas características. Qual os media que consomem e as redes sociais a que estão conectados e a partir daí podes definir uma estratégia para chegar a esses clientes.

  • Conveniência é poder: 83% dos americanos afirmam que a conveniência é mais importante hoje do que era há 5 anos atrás na altura de comprar. Uma opção recente nas Lojas Facebook permite aos clientes para navegar, guardar e encomendar produtos diretamente no âmbito da aplicação de ecommerce. Da mesma forma, a aplicação ‘loja’ da Shopify permite aos consumidores seguir e comprar de marcas através de um newsfeed. Não significa necessariamente o menor número de cliques mas um Checkout mais rápido, facilidade de descoberta e conteúdo autêntico que encontra o consumidor na etapa de vida que está.
  • Identifica e responde às necessidades dos consumidores: Cerca de 48% das marcas considera difícil abordar de forma adequada o volume de conteúdo necessário para os diferentes produtos e clientes. Uma estratégia múltipla com campanhas que contenham diferentes copies, imagens ou vídeos pode ser trabalhoso e dispendioso mas eficaz.

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram