A Geração Z posiciona-se como a geração mais influente para o consumo

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A Geração Z posiciona-se como a mais influente das gerações: têm o poder de influenciar as decisões de compra dos seus pares, bem como das gerações anteriores. Segundo o estudo Understand Me, Don’t Define Me, realizado pelo IRI EUA em maio, que explora o comportamento de compra e preferências das pessoas nascidas depois de 1995.

A primeira geração digital representa aproximadamente 32% da população mundial e a sua influência é enorme. De acordo com o estudo, eles gostam de explorar e não são tão leais às marcas: mais de metade diz que adora experimentar novas marcas. São muito visuais e são atraídos por produtos com embalagens atrativas. Mas, ao mesmo tempo, são atraídos pela diversidade cultural e têm como identidade o compromisso com os direitos e a igualdade.

As marcas – sejam fabricantes ou retalhistas – que aspiram a ganhar a lealdade desta geração devem ser capazes de tirar o máximo partido dos dados. Por exemplo, como é que estes jovens consumidores descobrem novos produtos? A publicidade tradicional, tanto nos meios de comunicação como nos pontos de venda a retalho, foi relegada para segundo plano. As recomendações de amigos e familiares aparecem primeiro entre as causas (59%), seguidas de ver um amigo utilizar o produto (54%); através de um vídeo TikTok (39%); através de uma exibição na loja (38%) e, finalmente, através de um anúncio de televisão (31%).

A beleza e os cuidados pessoais estão entre as categorias mais escolhidas entre as mulheres da Geração Z, com 74% e 63% respetivamente. Alimentos (87%); vestuário/acessórios (71%) e refrigerantes (58%) são as restantes categorias adquiridas nos últimos 3 meses por mulheres com idades compreendidas entre os 17-23 anos.

A análise conclui que para conquistar esta geração será necessário: compreender as suas necessidades e motivações; mostrar transparência e autenticidade na comunicação e dar prioridade às plataformas de vídeo e meios de comunicação social.

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