Amazon lucra 4x mais que Alibaba, mas só ganha +9%

Jogo de números entre o Alibaba e aAmazon : o gigante chinês é muito mais lucrativo pois ao lucrar quatro vezes menos, é apenas 9,3% de diferença.

De acordo a Learnbonds.com, no ano fiscal terminado a 31 de março de 2020, o lucro operacional do Alibaba foi 9,3% inferior ao da Amazon, enquanto a receita total da empresa norte-americana foi quatro vezes superior.

Durante este período, o lucro operacional do Alibaba foi de US$ 12,9 biliões, enquanto a Amazon teve US$ 14,1 biliões, uma diferença de 9,3%. Em termos de receita, a faturação da Amazon foi de US$296,3 biliões, enquanto a receita do Alibaba foi de US$72 biliões.

Deve notar-se que o lucro do Alibaba é um grande número, considerando que a pandemia do Coronavírus teve impacto na maioria das empresas na China entre fevereiro e março deste ano.

Neste sentido, para ambas as empresas, a receita total e o lucro operacional são resultado da receita acumulada das operações de retalho online e offline, assim como os serviços de abastecimento e logística.

Globalmente, a Amazon continua a dominar o mercado. Em termos da receita de serviços na nuvem, a Amazon registou ganhos de US$ 37,5 biliões, uma diferença de 147,2% em relação aos US$ 5,7 biliões do Alibaba.

As receitas da Alibaba crescem 225,79% em três anos

A pesquisa Learnbonds.com também analisa as receitas anuais do Alibaba e da Amazon nos últimos três anos (do ano fiscal de 2017 ao ano fiscal de 2020). Assim, em termos globais, a Amazon continua a dominar, e as duas empresas estão a crescer de forma constante.

Entretanto, há uma grande diferença entre os dois crescimentos: entre o 2017 e 2020, a receita da Amazon cresceu 66,64% em comparação com 225,79% para o Alibaba.

Se considerarmos o volume de negócios por ano, as receitas atuais da Alibaba (72 mil milhões de dólares) são 36,62% superiores aos 52,7 mil milhões de dólares em 2019. No caso da Amazon, cresceram 5,6% em relação aos 280,5 mil milhões de dólares do ano passado. Em 2018, a receita da Amazon foi de 232,8 mil milhões de dólares, enquanto o Alibaba registou 35 mil milhões de dólares.

Para colmatar a lacuna da Amazon, o Alibaba tentou rever o seu modelo de negócio através do AliExpress. O Alibaba está a fazer planos para permitir que os retalhistas de outros países também vendam produtos na sua plataforma em todo o mundo.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada.

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba