Arranque do automóvel autónomo na Amazon

A Amazon está de volta à caça de novas empresas e parece ter um objectivo claro: o Zoox, o arranque autónomo do automóvel. Se esta operação se concretizar, a Amazon tem um novo trunfo para melhorar a sua logística de última milha ao mesmo tempo que expande fortemente o seu investimento em tecnologia de condução autónoma.

“Querem controlar a sua cadeia de abastecimento para que o comércio electrónico não tenha fricções, e isso significa controlar tudo, desde a compra do consumidor a tudo o que leva essa compra até à porta do cliente”, diz Benjamin Gordon, fundador e sócio-gerente da Cambridge Capital e especialista do sector. O mesmo acrescenta ainda que, “O Zoox é realmente apenas uma peça deste puzzle”.

O Wall Street Journal noticiou que as empresas estão em “conversações avançadas” mas adverte que ainda não é certo que cheguem a um acordo.

Em 2017, a Amazon criou uma equipa para explorar formas de utilizar a tecnologia de condução autónoma para a entrega de encomendas. Desde então, a Amazon investiu 530 milhões de dólares no arranque da sua actividade industrial, a Aurora Innovation.

Tal como o Aurora, a Zoox está a desenvolver o software e hardware necessários para permitir que os carros conduzam por si próprios. Mas, a Zoox distinguiu-se da Aurora e de muitos outros concorrentes ao criar também um veículo eléctrico que planeia utilizar num serviço robotaxi que será lançado no próximo ano.

Os planos sempre temidos da Amazon

A Amazon tem estado obcecada em aperfeiçoar o seu processo de compra e tornou-se uma prioridade para a empresa encontrar formas mais rápidas e menos dispendiosas de entregar pacotes aos clientes.

Neste sentido, a empresa deu especial ênfase aos últimos passos deste processo, conhecido como “última milha”. A empresa tomou medidas para aumentar o seu controlo sobre a logística da última milha, e um dos próximos passos neste esforço seria utilizar veículos autónomos, diz Gordon, uma vez que, isso pouparia dinheiro à Amazon e simplificaria a sua cadeia de abastecimento.

Para a Zoox, o potencial negócio poderia servir como uma linha de vida. A empresa despediu 10% dos seus trabalhadores em Abril e, de acordo com os meios de comunicação locais, está a lutar para angariar fundos. Os especialistas prevêem que a tendência para a consolidação da indústria automóvel autónoma irá acelerar após a COVID-19, e a Zoox tem um modelo de negócio vencedor, de acordo com os especialistas.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Scroll to Top