A Amazon está de volta à caça de novas empresas e parece ter um objectivo claro: o Zoox, o arranque autónomo do automóvel. Se esta operação se concretizar, a Amazon tem um novo trunfo para melhorar a sua logística de última milha ao mesmo tempo que expande fortemente o seu investimento em tecnologia de condução autónoma.
«Querem controlar a sua cadeia de abastecimento para que o comércio electrónico não tenha fricções, e isso significa controlar tudo, desde a compra do consumidor a tudo o que leva essa compra até à porta do cliente», diz Benjamin Gordon, fundador e sócio-gerente da Cambridge Capital e especialista do sector. O mesmo acrescenta ainda que, «O Zoox é realmente apenas uma peça deste puzzle».
O Wall Street Journal noticiou que as empresas estão em «conversações avançadas» mas adverte que ainda não é certo que cheguem a um acordo.
Em 2017, a Amazon criou uma equipa para explorar formas de utilizar a tecnologia de condução autónoma para a entrega de encomendas. Desde então, a Amazon investiu 530 milhões de dólares no arranque da sua actividade industrial, a Aurora Innovation.
Tal como o Aurora, a Zoox está a desenvolver o software e hardware necessários para permitir que os carros conduzam por si próprios. Mas, a Zoox distinguiu-se da Aurora e de muitos outros concorrentes ao criar também um veículo eléctrico que planeia utilizar num serviço robotaxi que será lançado no próximo ano.
Os planos sempre temidos da Amazon
A Amazon tem estado obcecada em aperfeiçoar o seu processo de compra e tornou-se uma prioridade para a empresa encontrar formas mais rápidas e menos dispendiosas de entregar pacotes aos clientes.
Neste sentido, a empresa deu especial ênfase aos últimos passos deste processo, conhecido como «última milha». A empresa tomou medidas para aumentar o seu controlo sobre a logística da última milha, e um dos próximos passos neste esforço seria utilizar veículos autónomos, diz Gordon, uma vez que, isso pouparia dinheiro à Amazon e simplificaria a sua cadeia de abastecimento.
Para a Zoox, o potencial negócio poderia servir como uma linha de vida. A empresa despediu 10% dos seus trabalhadores em Abril e, de acordo com os meios de comunicação locais, está a lutar para angariar fundos. Os especialistas prevêem que a tendência para a consolidação da indústria automóvel autónoma irá acelerar após a COVID-19, e a Zoox tem um modelo de negócio vencedor, de acordo com os especialistas.