As 8 melhores estratégias de Marketing para o Natal

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O Natal é uma oportunidade de ouro para conquistar novos clientes, assim, é fundamental definir a estratégia ideal.

O fim do ano está a chegar e não quer perder a oportunidade de realizar boas vendas de Natal e aumentar os lucros do seu negócio? Esta é a época em que, geralmente, o eCommerce recebe mais clientes e alcança uma melhor performance. A melhor forma de otimizar os resultados é ao utilizar estratégias de marketing digital.

Existe uma variada gama de ações que podem definir a estratégia de marketing digital para ampliar as vendas de Natal da sua empresa. Por isso, selecionar as melhores ideias e traçar um plano adequado é fundamental para garantir o sucesso nesta época do ano.

Pensando em si, a eCommerce News Portugal recolheu as 8 melhores estratégias de marketing para este Natal.

As 8 melhores estratégias de marketing no Natal

1. Personalização de produtos e serviços

As “edições de Natal”, “kits de natal” ou “ofertas de natal” são ótimas estratégias para aumentar as vendas. Um produto que seja personalizado para esta época, para além de se destacar dos restantes, será uma espécie de edição limitada. Esta sensação de exclusividade faz com que o consumidor se sinta atraído por este tipo de coleções especiais.

2. Mobile

Os dispositivos móveis deixaram de ser o futuro para passar a ser o presente. A maior parte das pesquisas efetuadas online são provenientes de dispositivos móveis.

Assim, os consumidores estão a optar por fazer as compras via mobile e esta continua a ser uma tendência para 2021. O eCommerce é cada mais utilizado e 2020 trouxe esse boom, fazendo com que muitas marcas começassem a aproveitar as potencialidades da venda online.

3. Landing pages

Uma campanha de Natal é a forma ideal de captar contactos. E como fazer isso? Landing pages.

Uma landing page é uma página orientada para a conversão. Usualmente, são páginas com poucos elementos, com um texto explicativo, imagem ou vídeo e um formulário para preenchimento em troca de uma oferta.

Crie uma landing page especialmente para a campanha de Natal e atraia os consumidores. Em troca, ofereça vantagens exclusivas como: cupões de desconto em compras ou portes grátis.

4. Inbound Marketing

O conceito de Inbound Marketing surgiu nos EUA e pode ser traduzido em marketing de atração. A grande diferença entre este e o marketing tradicional – Outbound Marketing – é que no Inbound, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.

Para que a sua empresa seja procurada pelos clientes,  tem de produzir conteúdo relevante, através de redes sociais, blogs ou vídeos. Ao adicionar conteúdo à loja virtual, irá atrair os potenciais consumidores a efetuarem compras.

5. Ações nas redes sociais

De acordo com o ponto anterior, utilizar as redes sociais para promover as suas campanhas de Natal é essencial.  Comece por definir qual o seu público alvo, estude as potencialidades de cada rede social e escolha a mais adequada para cumprir o objetivo.

Crie conteúdo, gere tráfego e interaja com o público.

6. Campanhas de e-mail Marketing

Agora que já despertou o interesse do público, chegou o momento de se relacionar com ele.

Durante a época natalícia, comece a planear as suas campanhas de e-mail marketing e segmente os contactos da forma mais conveniente. Não faça como a maioria das empresas que se limita a enviar uma mensagem de boas festas para toda a base de dados de clientes.

Segmente e crie conteúdos focados para grupos específicos. Se enviar ofertas dirigidas às pessoas que já demonstraram interesse em comprar um artigo, terá muito mais probabilidade que estas o comprem.

Personalização nas campanhas de e-mail marketing é muito importante.

7. Giveaways, sorteios e concursos

Os giveaways, sorteios e concursos estão entre as estratégias de marketing mais utilizadas durante o Natal e estão cada vez mais na moda. Neste período de muitas compras e gastos elevados, qualquer oportunidade para ganhar algo gratuitamente é bem recebido junto do público.

8. Identidade de Natal

Considere alterar as fotos de perfil das redes e talvez colocar algumas imagens alusivas à data. Num ano em que é tão difícil de entrar no espírito natalício, todos os incentivos são poucos para relembrar o consumidor de que a quadra se aproxima.

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