O Natal já acabou em alguns países como os Estados Unidos e os retalhistas estão a comemorar. Apesar dos problemas causados pela pandemia, as lojas conseguiram fechar a campanha de Natal com resultados positivos, ou pelo menos é o que garante o estudo apresentado pela Mastercard SpendingPulse.
Os consumidores gastaram 8,5% a mais neste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro tem sido menor do que a previsão da Mastercard de 8,8%, mas foi o maior aumento anual em 17 anos. No entanto, estes resultados preocupam os retalhistas devido à queda no consumo durante os meses de janeiro e fevereiro.
A CNBC recolheu o depoimento do consultor Minorita Jan Kniffen, que se mostrou surpreso com o contínuo interesse dos consumidores em continuar a gastar dinheiro apesar do COVID e da inflação serem observados nos preços.
O estudo Mastercard também comparou os dados de 2021 com os de 2019, para ver como tem sido a evolução desde a era pré-pandemia. De acordo com os dados, as vendas totais aumentaram 10,7% nestas férias em relação ao mesmo período de 2019. Enquanto as vendas nas lojas cresceram 2,4% e as online 61,4% .
As compras online continuam a ser uma das principais opções para os consumidores. Este ano, o número de vendas deste canal voltou a aumentar, aumentando 11% de 2020 a 2021 .
As categorias com melhores resultados também foram analisadas. Entre elas, roupas e jóias destacam-se com 47,3% e 32%, respetivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior. Elas cresceram 29% e 26,2% em comparação com o período de festas de 2019. As vendas de produtos eletrónicos aumentaram 16,2% em relação ao período do ano anterior.
