Atributos mais valorizados pelos consumidores no comércio eletrónico.

Um estudo desenvolvido com base num inquérito a consumidores na Indonésia, pela Nova Information Management School, quis perceber quais os atributos mais valorizados pelos consumidores no comércio eletrónico.

O comércio eletrónico na Indonésia, desde o inicio do ano, já atingiu  26,9 mil milhões de dólares, refletindo um aumento de 43,5% face a 2019, tendo chegado ao Top 10. Enquanto que em Portugal, as receitas são de  3,3 mil milhões de dólares, mais 12,3% em relação ao mesmo período de 2019.

“Para Portugal até pode ser visto como um mercado internacional ‘under the radar’ mas a verdade é que a Indonésia tem tido um forte crescimento do comércio eletrónico e já entrou no Top 10 a nível mundial”, explica o autor do estudo, Paulo Rita, professor catedrático de Marketing, coordenador das pós-graduações em “Digital Marketing & Analytics” e Data Science for Marketing”, e Diretor do Marketing Analytics Lab na NOVA IMS.

Entre os atributos mais valorizados destacam-se: 

Os investigadores concluíram que o design, aspeto do site, segurança e privacidade dos dados e ainda o serviço de comércio eletrónico são fundamentais para a satisfação dos clientes. Já a disponibilização de meios de contacto de apoio ao cliente, não são tão relevantes de acordo com o estudo.

“Os gestores devem considerar cuidadosamente os atributos de qualidade do serviço de comércio eletrónico para desenvolver as suas lojas online. Para oferecer qualidade de serviço superior, as empresas devem fornecer um excelente design do site que consiste em informação suficiente, conteúdo visualmente atraente, pagamento fácil, leitura de texto fácil, oferta de descontos e/ou promoções e capacidade de carregamento rápido do site. Além disso, as empresas devem garantir a pontualidade da entrega e garantir a segurança e a privacidade dos dados dos clientes”, afirma Paulo.

Por fim, o estudo demonstra ainda que a presença de descontos especiais na compra seguinte, por exemplo, representam um incentivo para os clientes partilharem a experiência de compra.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Scroll to Top