B2B: 32% dos compradores têm dificuldade em encontrar produtos online

Enquanto os vendedores B2B se voltam cada vez mais para soluções de comércio eletrónico, os clientes ainda se deparam com problemas quando tentam encomendar online.

Pelo menos 32% dos compradores B2B disseram que encontrar produtos é o maior problema online. Uma experiência de compra mais personalizada poderia resolver esse problema.

Estes dados provêm da Intershop, um fornecedor de plataforma de comércio eletrónico B2B. O relatório da empresa no ano passado observou que os clientes B2B preferem interacções digitais com fabricantes, auto-serviço e compras online para grandes transacções e produtos complexos.

Personalização em B2B

No entanto, como os clientes ainda se deparam com problemas quando tentam encomendar online, os vendedores B2B devem encontrar formas de melhorar a experiência do cliente online.

A Intershop analisou os efeitos da personalização em B2B. Com a personalização, os vendedores adaptam a experiência do comprador a cada utilizador individual dentro de uma organização com base na recolha e personalização de dados sobre essa pessoa e organização.

Os dados frequentemente utilizados para personalização envolvem dados sobre comportamento, tais como histórico de compras e de navegação, comportamento de pesquisa e canal utilizado. Informações sobre a base instalada na indústria, demografia e estrutura da empresa do comprador também são úteis.

Algumas empresas também armazenam dados sobre o contexto do comprador, tais como o clima, o clima económico e se as compras são feitas num telemóvel ou num computador.

‘Resultados personalizados aumentam a conversão 21%’

A forma mais fácil de implementar a personalização é com IA. Uma pesquisa online orientada por IA pode mostrar resultados de pesquisa personalizados, o que ajuda os clientes a encontrar o que procuram. De acordo com a pesquisa, isto pode aumentar a conversão numa média de 21%.

Outro exemplo de personalização é a utilização de dados para exibir produtos adicionais numa página de produto, também conhecida como cross-selling.

A exibição de produtos alternativos quando um produto não está disponível pode aumentar os valores das encomendas em 5%. Aumenta também a receita média por visitante em 27%.

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