Barómetro do Consumidor Sénior: Maioria dos seniores ajuda os filhos e consegue poupar mensalmente

A geração “silver” é independente, ajuda os seus mais próximos e ainda consegue poupar.

Interessa-se por notícias mais do que qualquer outra geração e acha que Portugal é um ótimo país para viver a reforma. Apesar de recear que a sua qualidade de vida seja posta em causa com o aumento dos preços, nomeadamente da habitação, da energia e da alimentação, os portugueses com mais de 55 anos querem continuar a viajar.

Não se sentem valorizados pelo mercado de trabalho e acreditam que a sua situação económica futura será a mesma ou melhor do que a atual. 64,7% acredita que o atual sistema de pensões está em risco. Quase 90% estão predispostos a modificar os seus hábitos de consumo, dando prioridade a escolhas mais sustentáveis.

Estas são apenas algumas das conclusões do I Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal, apresentado hoje pela Fundação MAPFRE em Lisboa, que pela primeira vez estuda os consumidores seniores (mais de 55 anos) no nosso país, através do Centro de Investigação Ageingnomics, criado em 2020 em Espanha pela Fundação MAPFRE, onde também já desenvolveu vários estudos sobre este público, nomeadamente regionais. Portugal é o primeiro país no estrangeiro onde a Fundação MAPFRE promove esta análise.

Perto de 40% da população portuguesa tem mais de 55 anos: são mais de 3,8 milhões de pessoas numa população de 10 milhões de habitantes, o que coloca enormes desafios a empresas, instituições e marcas.

“O envelhecimento da população, resultado do aumento contínuo da longevidade e da redução acelerada das taxas de natalidade, tornou-se um fenómeno global”, considera Antonio Huertas, Presidente da Fundação MAPFRE, que acrescenta: “Os desequilíbrios que este fenómeno demográfico pode gerar nos sistemas de pensões, saúde e cuidados prolongados, bem como na disponibilidade de recursos laborais, favoreceram a generalização de uma visão negativa sobre aquele que é uma das grandes conquistas da humanidade: o aumento da esperança de vida”.

Desenvolvido em agosto de 2022, o estudo teve como base 1100 entrevistas a pessoas com 55 anos ou mais a viver em Portugal, tendo contado com a ajuda da Google na definição do público-alvo.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Scroll to Top