Carteira ou smartphone, qual dos dois é pior esquecer-se em casa?

A maioria responderá: smartphone. Hoje em dia é perfeitamente possível fazer a sua vida normal se se esquecer da sua carteira em casa mas e se se esquecer do seu telemóvel? Um pouco mais problemático. Com o telemóvel hoje em dia, já não só comunica com os seus familiares, amigos e colegas ou tira fotografias, como pode fazer pagamentos, apresentar certificados, ler QR codes que o levam para o número grande de atividades. 

“O que tem sido uma indústria adormecida, é agora a parte mais sexy dos serviços financeiros” explica-nos Neha Watts, Head of Strategy & Insights na JPMorgan Payments. Se durante a época passada o software estava “ a comer mundo”, a estrategista diz que hoje os pagamentos estão a comer o mundo. Porquê? Porque os pagamentos transformaram de forma fundamental todos os aspetos da nossa vida. Os pagamentos passaram de ser uma experiência pesada para uma passagem quase invisível, e Neha arrisca dizer que com os emojis – como fez a Domino’s com a venda de pizzas – até pode ser uma experiência prazerosa. 

Então quais são as tendências de pagamento que ditaram em 2021 e que marcaram o tom para 2022? Michael Elisson, Presidente e CEO da Corporate Insight, apresentou-as durante o CES 2022.

5 tendências de 2021 em relação ao pagamento

  1. Faça as suas próprias compras

Self check-out já não é só para groceries. O COVID veio impulsionar a forma como compramos e as tecnologias de pagamento como o self check-out.  Hoje em dia pagar é um processo fácil, sem fricções e sem necessidade de mais ninguém, o consumidor pode fazer todo o processo sozinho.

  1. Deixa a tua carteira e as tuas chaves em casa

Como referimos antes, hoje em dia o smartphone é mais importante que a própria carteira e por isto tem muito que ver com a forma como pagamentos, sem necessidade de dinheiro físico ou do cartão.

  • 63% dos consumidores mudariam para uma loja com opções de pagamento contacless
  • 48% não comprariam numa loja que exigisse contacto direto com o empregado ou com o terminal de pagamento
  • 46% sentem que os pagamentos contactless estão entre as medidas de segurança mais importantes
  • 67% dos retalhistas nos Estados Unidos aceitam agora algum tipo de solução de pagamento contactless

Okay. Deixar a carteira em casa é compreensível mas as chaves de casa? hum… Pois mas prepare-se porque o futuro está aí. A Apple tem vindo a adicionar Identificação digital e chaves à digital wallet. No verão passado adicionaram chaves de carro digitais e a BMW foi a primeira marca de carros a adicionar a sua chave a esta carteira. O Iphone também já pode ser usado para abrir portas de casas, escritórios, e até de hotel. 

A TSA, Transportation Security Administration, uma agência governamental, também está a trabalhar no sentido de permitir que os pontos de controlo de segurança nos aeroportos sejam os primeiros locais onde os consumidores podem utilizar um cartão de identidade digital na Wallet.

  1. Personalização

Os consumidores querem experiências híper personalizadas, querem ser vistos como indivíduos e receber serviços únicos e recomendações. Por isso, Michael Ellison reforça a importância das empresas priorizarem os esforços na personalização para conhecerem realmente os seus clientes e irem de encontro às suas necessidades. «71% dos consumidores sentem-se frustrados quando a experiência de compra é impessoal» afirma.

As marcas mais bem sucedidas usam dados em tempo real para ajustar a experiência às necessidades exatas do seu consumidor, e por isso usam ferramentas como programas de fidelização, AI ou AR, omnicanalidade, omni comércio, tecnologia de sinalização, publicidade contextualizada entre outros.

  1. Retalho à minha maneira

Os consumidores querem encomendar à sua maneira, seja através da app, do twitter, com ajuda do assistente virtual, ou por via smartwatch, com ou sem emojis. O consumidor quer escolher onde levantar o seu produto, seja em loja, nos cacifos ou via curbside (pode descobrir mais sobre esta forma que ganhou relevância nos EUA neste artigo da Ecommerce News), diretamente em casa ou na praia, seja simplesmente comida ou algo mais complexo como mobília.

  1. Alternativa de pagamento

Bitcoin e cryptocurrency são os primeiros nomes a surgir. Seguido de pagamentos por voz, impressão digital, reconhecimento facial. Atualmente já existe uma crescente preferência por meios de pagamento digitais (62% dos consumidores preferem fazer aquisições dentro de loja com pagamentos digitais ou contactless), mas estudo feitos afirmam, ainda que em pequena percentagem, 16%, existem consumidores que irão reverter para os seu métodos de pagamento antigos após o COVID. 

Pagamentos digitais nos EUA e no mundo: Porque estão os EUA tão atrasados em termos de penetração?

Cerca de 77% de penetração das Fintech na Europa versus 39% nos Estados Unidos. Porque é que a Europa está a adotar mais a Fintech que os USA? Isto deve-se, segundo Wattas, por um lado à regulação governamental na Europa que tem sido proativa e tem promovido a implementação da PSD2, e por outro lado, à penetração do smartphone em África e na Índia que tem sido muito maior porque é muito mais barato. Na Índia as plataformas são como dependências e os seus donos compraram a cadeia inteira, ou seja, podem subsidiar a experiência toda. São donos das torres de telecomunicações, possuem o aparelho, possuem cada camada da cadeia, o que faz com que agora o vendedor de frutas da esquina já aceita pagamentos na Wallet. Isto faz que estes grandes países, e continentes tenham atualmente uma penetração de fintech maior que nos Estados Unidos da América.

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