Cinco formas de preparar o seu negócio para a Black Friday

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A última sexta-feira do mês de novembro é sinónimo de Black Friday, um dia aguardado tanto por empresas como por consumidores, e que permite promover vendas através da oferta de descontos especiais de época. Contudo, para as marcas, é fundamental conseguir acomodar a procura acrescida. Neste sentido, a Páginas Amarelas, agência de Marketing Digital, salienta cinco formas de preparar o negócio para a Black Friday:

  • Gerar interesse: uma boa forma de gerar interesse sobre a campanha que deverá ser lançada na Black Friday é anunciá-la. O objetivo é despertar a atenção dos consumidores, seja por meio de um e-mail, banner ou até de publicações nas redes sociais da marca;
  • Usar as redes sociais: as plataformas sociais são um meio de comunicação excelente, pelo que qualquer campanha, de descontos ou ofertas, deve beneficiar de uma estratégia de social media bem definida. Nela, as publicações devem conter mensagens claras e objetivas, que reflitam o objetivo da campanha e captem a atenção dos consumidores;
  • Recuperar «carrinhos abandonados”: adicionar produtos a um carrinho e não finalizar a sua compra é algo recorrente, especialmente no caso das lojas online e, em particular, na Black Friday. Enviar e-mails personalizados com call to action que criem um sentimento de urgência no recetor é uma estratégia válida, assim como a oferta de vouchers de desconto numa compra futura, que contribua para a fidelização do cliente e para um aumento da frequência de compra;
  • Prolongar as ofertas: na segunda-feira a seguir à Black Friday acontece a Cyber Monday (29 de novembro), uma data associada ao consumo de produtos tecnológicos. Neste âmbito, são várias as marcas que apostam num “Black Weekend” (fim-de-semana negro) e até numa “Black Week” (semana negra), prolongando o período de descontos;
  • Trabalhar o pós-venda: como em qualquer época, a satisfação do cliente não termina no momento da compra. Mesmo que a experiência do utilizador com o produto ou serviço tenha sido positiva, se a qualidade do serviço pós-venda não estiver à altura, o cliente poderá ficar com uma perceção negativa da loja. Por isto, é fundamental esclarecer dúvidas, responder a reclamações, estar atento aos prazos de troca e cumprir a política de devolução.

Em 2020, nesta época, houve mais de 815 mil compras online (dados SIBS). Por isso, a Páginas Amarelas, um dos maiores aliados das negócios nacionais na transformação oferecida pelas ferramentas do Marketing Digital, recomenda a implementação antecipada de estratégias de vendas nesta Black Friday. A própria Páginas Amarelas irá, até 29 de novembro, fornecer um desconto de 80% na primeira mensalidade às empresas que aderirem a um dos serviços da agência, como Google Ads, Facebook Ads, gestão de redes sociais ou webservices. O objetivo é que uma PME possa aproveitar este período para alavancar o seu negócio no digital.

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