O setor de comércio eletrónico em França gerou 112,2 biliões de euros em 2020. Em comparação com 2019, as vendas online cresceram 8,5%. Este crescimento não foi homogéneo em todos os produtos, pois as vendas de serviços foram fortemente atingidas durante a pandemia.
A Fevad, associação nacional francesa da Ecommerce Europe, apresentou num relatório os principais números do comércio eletrónico na França para o ano de 2020 .
Em comparação com os quatro anos anteriores, as vendas online cresceram em média 13% ao ano. Este crescimento deve-se em grande parte a um forte aumento nas vendas de mercadorias (32%), enquanto as vendas online de serviços diminuíram 10%. A queda acentuada nas vendas de turismo, transporte e lazer foi responsável por 41% dessa queda.
41,6 milhões de franceses compraram online
De acordo com o estudo, 41,6 milhões de franceses compram online, 81,4% de todos os utilizadores online do país, o que se traduz em mais 1,5 milhões se compararmos com 2019.
O valor médio de transação dos utilizadores franceses foi de 61 euros, um aumento de 2,6% em relação à média de 2019. 2020 caracteriza-se assim pelo primeiro aumento do valor médio de transação após oito anos consecutivos em queda.