O Marketplace do Facebook tem substituído, por assim dizer, as vendas de garagem antigas, permitindo conectar vendedores mais casuais e não tão assíduos. Todavia, o Facebook tem remodelado o conceito de Marketplace, para uma ferramenta de vendas B2C para lojas online.

Atualmente, a plataforma atende a ambos os conceitos: vendedor casual, que procura compradores locais para um ou mais artigos usados, ou proprietário de uma marca, que deseja aumentar a sua base de clientes, aumentando a visibilidade da sua loja.

1. Venda localmente para vendedores casuais no Facebook Marketplace

Se pretende vender artigos em segunda mão: 

1. Faça login na sua conta do Facebook e clique no botão Marketplace no menu do lado esquerdo.

2. Depois, carregue no botão Criar Nova Listagem no menu do lado esquerdo.

3. Terá três opções para sua listagem do Marketplace. Selecione Item para Venda.

4. De seguida, terá que preencher todas as informações sobre o seu artigo, que deseja partilhar. Adicione uma fotografia com qualidade do seu produto, uma descrição sobre o mesmo, preço, a sua condição e outros detalhes adicionais. Também pode utilizar hashtags, pois conferem adesão ao produto. 

Depois de adicionar todas as informações sobre produto, clique em Avançar.

5. Na próxima página, terá uma visualização de sua listagem do Marketplace com uma lista de grupos locais, que pode participar. A participação nesses grupos não é obrigatória, mas isso facilitará a sua venda.

6. Se estiver satisfeito com sua listagem, clique em Publicar.

2. Vender no Facebook Marketplace como uma empresa

O Facebook desenvolveu ferramentas de comércio eletrónico que facilitam aos comerciantes dedicar-se ao público-alvo que o seu produto se insere.

Vender através do canal de vendas Marketplace

O canal de vendas do Marketplace é um recurso para empresas, em que o próprio Facebook torna os produtos de loja mais visíveis. Essa visibilidade permite que os compradores tenham uma maior adesão. 

Porém para começar, existe determinados passos, que devem ser tomados em conta: 

Antes de começar, você deve confirmar algumas coisas:

  1. Precisa de ter uma loja do Facebook configurada
  2. A  loja do Facebook deve ter o Checkout no Facebook ativado.
  3. Deve concluir todas as etapas necessárias para conectar as suas contas da Shopify e do Facebook, incluindo conectar uma conta do Facebook Commerce Manager à sua loja da Shopify
  4. Assim que isso for confirmado, siga estes passos para vender pelo canal de vendas do Facebook Marketplace:
Faça login na sua conta do Gerenciador de Comércio do Facebook
  1. Selecione a sua loja do Facebook.
  2. Selecione Configurações no menu à esquerda.
  3. Clique em Ativos de Negócios e selecione Habilitar Marketplace.
  4. Depois de fazer isso, os produtos qualificados da sua loja começam a ficar visíveis no Facebook Marketplace em apenas 24 horas. As listagens do Marketplace são fornecidas aos utilizadores por meio de algoritmos, para que os produtos apareçam no feed destes. 
Aumente suas listagens do Marketplace com anúncios do Facebook

Se pretende que os seus produtos tenham mais alcance, pode sempre recorrer à criação de anúncios do Facebook. 

Para fazer isso, comece por aceder à sua conta do Facebook:

  1. No Facebook, selecione Marketplace no menu do lado esquerdo e clique em Sua conta.
  2. Na página da sua conta, em Seus anúncios, selecione Impulsionar anúncio no anúncio que deseja impulsionar.
  3. Na próxima página, poderá selecionar um orçamento diário, a duração de sua campanha e o público, a que pretende que o anúncio seja dirigido. Após efetuar, pode, a partir de uma breve exposição, ver como irá ficar no feed de terceiros. Edite esses atributos como achar melhor e, se estiver satisfeito com a aparência do anúncio, selecione Promover agora.

Texto de Isabel Portocarrero

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