«Concentramo-nos num nicho de mercado que estava sub explorado e com enorme potencial, Empresas e B2B»

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A EatTasty serve comida diferente todos os dias, feita diariamente e entregue ainda quente. A empresa faz uma proposta única na cidade de Lisboa com a qualidade de um restaurante e sem gastos de entrega. Num momento em que nos pedem para nos mantermos em casa (#ficaemcasa) esta pode ser uma boa solução para não ter que cozinhar logo à noite. Para comprar as refeições da Eat Tasty os clientes precisam apenas de descarregar uma aplicação on-demand (desktop & mobile). Tivemos a oportunidade a oportunidade de falar com Nuno Pinheiro Torres, Country Manager em Espanha, que nos falou um pouco deste projecto.

Ecommerce News Portugal: Como e quando surgiu a ideia do Eat Tasty?

Nuno Pinheiro Torres: EatTasty foi criada para satisfazer a procura de alimentos de qualidade no trabalho, frescos, variados e também a melhor opção para o bolso. Um dos objectivos é ser um substituto dos tupperwares tradicionais e dar às pessoas mais tempo para trabalhar, desfrutar do seu tempo livre e das suas famílias. A empresa foi fundada em Lisboa, em 2016, pelos portugueses Rui Costa e Orlando Lopes. Em 2019 chega a Madrid como a primeira cidade do plano de expansão fora de Portugal. Com um conceito inovador e um novo modelo de negócio, a startup já tem um investimento total de mais de 2 milhões e não pretende ficar aqui, em 2020 muitas novidades virão.

Ecommerce News Portugal: Qual é o seu modelo de negócio?
Nuno Pinheiro Torres: EatTasty é coordenada com uma rede local de restaurantes afiliados que trabalham como fornecedores e fazem receitas criadas pelo director gastronómico. Este director treina os cozinheiros, melhora as receitas e procura criar ‘o menu perfeito’. O menu muda diariamente com 7-10 opções diferentes para torná-lo uma alternativa real e atraente ao tupperware tradicional. A startup já vendeu mais de 250.000 refeições desde o seu início, e atualmente mais de 2.000 são servidas diariamente.

Ecommerce News Portugal: Nos últimos anos várias empresas já surgiram do mesmo modelo de negócio. Qual é o valor diferencial do Eat Tasty?
Nuno Pinheiro Torres: Na verdade, concentramo-nos num nicho de mercado que estava sub explorado e com enorme potencial, Empresas e B2B. A resposta deste mercado ao nosso produto e preço é muito positiva. Dentro do mercado de entrega de alimentos, criámos uma nova vertical, que não tem produção própria, mas temos as nossas próprias receitas e marca, gerimos a nossa frota de distribuidores e controlamos cada passo da nossa operação para garantir o melhor serviço e entregar alimentos quentes em tempo recorde. Acrescento que em diferenciação de outras plataformas, você pode encomendar no mesmo dia, só temos pratos cozinhados no dia, entregamos quente e muito importante, não temos custos de entrega ou pedido mínimo. Somos flexíveis, adaptamo-nos ao ritmo de vida do trabalhador de hoje.

Ecommerce News Portugal: Que opções de menu têm, e quanto tempo leva para os seus clientes receberem as suas encomendas?
Nuno Pinheiro Torres: Boa pergunta e muito importante para nós. O nosso objectivo é criar o ‘menu perfeito’, com 7-10 opções que variam todos os dias e temos muitas delas. Várias opções de carne, peixe, vegetariana e vegana. Entradas, primeiros pratos, sobremesas, sucos e bebidas. Poucas escolhas e boas – para o cliente num mar de opções, tempo é dinheiro e a pré-selecção faz parte do nosso serviço. Oferecemos aos nossos clientes uma vasta gama de menus para cada dia, que é renovada todas as semanas, como o nosso Noodles com Presunto e Gluttony, Yakisoba de Pena Ibérica ou a sua recente adição: Quinoa Wok com Heura® e Vegetais.

Ecommerce News Portugal: Como administra o transporte, tem seu próprio veículo ou através de terceiros?

Nuno Pinheiro Torres: Nossa frota possui motos para entregas dentro da cidade e carros fora da cidade, o objetivo é chegar ao cliente o mais rápido possível e manter a temperatura ideal dos alimentos.

Ecommerce News Portugal: Como prepara os menus primeiro, e como e onde os cozinha?
Nuno Pinheiro Torres: Trabalhamos com restaurantes parceiros totalmente certificados, seleccionamo-los cuidadosamente e em detalhe e elaboramos com eles uma série de receitas, desenvolvidas pelo nosso director gastronómico.

Ecommerce News Portugal: Que ferramentas de marketing usa para conseguir utilizadores?
Nuno Pinheiro Torres: O nosso melhor marketing é a nossa experiência, uma vez que você experimente não demora muito a perceber as vantagens da nossa plataforma. Boca-a-boca, recomendação entre clientes, ações de teste nas próprias empresas, redes sociais, CRM com nossos clientes atuais e agora mesmo a campanha #EatTasters que lançamos na Instagram, são algumas das ações em que estamos apostando, mas mais virão.

Ecommerce News Portugal: Qual deles funciona melhor para si?
Nuno Pinheiro Torres: Tudo somado, somos uma empresa jovem em Espanha, e estamos interessados em tentar diferentes formas de chegar aos nossos clientes, esta entrevista certamente despertará muita curiosidade para experimentar o nosso serviço. Gostamos de dar um extra aos clientes que se atrevem a experimentar-nos, como sumos, bolachas. Fizemos muito bem com essa acção.

Ecommerce News Portugal: Qual é a sua tipologia habitual de cliente?
Nuno Pinheiro Torres: O nosso cliente quer comer bem, saudável, não quer perder tempo e valoriza-o. Ele quer usar o seu tempo optimizado no trabalho, para depois poder fazer a vida. Ele procura conveniência, cuida do planeta, não quer gerar desperdício e é trabalhador, muito trabalhador.

Ecommerce News Portugal: Quais são os pratos mais procurados?
Nuno Pinheiro Torres: Os clientes têm uma paixão pelos nossos cremes e pelas nossas bolachas mas sem dúvida as estrelas do nosso menu são, a lasanha Zucchini, o nosso autêntico caril, os diferentes pokes, o hummus e o Salmão Teryiaki.

Ecommerce News Portugal:  Tem alguma ferramenta ou estratégia para construir a lealdade?
O nosso MemberGetMember trabalha muito bem. Mas se eu disser a verdade, é tudo sobre serviço e qualidade da comida, essa é a nossa maior lealdade que se traduz em uma repetição de mais de 70% a cada mês. Nós criamos #EatTasters todos os dias.

Ecommerce News Portugal: Opções ou planos especiais para empresas?
Nuno Pinheiro Torres: Temos planos especiais para clientes que encomendam individualmente dentro das empresas, pacotes para 1 semana, 15 dias e 1 mês. Para não teres de te preocupar com as compras, cozinhar, os tuppers, nós tratamos de tudo.

Ecommerce News Portugal: Que percentagem de tráfego e compras chegam através do telemóvel?
Nuno Pinheiro Torres: O nosso tráfego móvel é 65% e as compras mobile são 14%.

Ecommerce News Portugal: Em vista da crise do coronavírus, que medidas estão sendo tomadas para prestar o serviço?
Nuno Pinheiro Torres: Temos aplicado um conjunto de medidas a todos os envolvidos na nossa operação, a fim de garantir a continuidade dos nossos serviços.

Os restaurantes que são nossos fornecedores, que preparam diariamente todas as refeições que entregamos, reforçaram os seus protocolos de saúde e higiene, utilizando máscaras, luvas e ferramentas de prevenção – mantendo o funcionamento normal da sua relação com a EatTasty. O sector dos serviços alimentares já está a sofrer com a situação actual e nós damos-lhes todo o nosso apoio para sobreviverem a estes tempos difíceis. Estamos também em contacto para avaliar possíveis dificuldades de fornecimento que possam ocorrer e para os apoiar nesta transição para a exclusividade de take-away ou de entrega.

No que diz respeito aos condutores, implementámos um sistema de medição de temperatura antes e depois de cada entrega, um conjunto de máscaras, luvas e gel desinfectante diário, e reforçámos a comunicação relativamente à implementação das medidas de higiene e segurança exigidas pela OMS. Além disso, temos uma entrega sem contacto, não contactamos o cliente em momento algum.

A fim de fazer face ao aumento exponencial de pedidos de mudança de endereço registados nos últimos dias, reforçámos o serviço ao cliente com pessoas de outras equipas da EatTasty, para permitir que todos os clientes possam utilizar o nosso serviço a partir das suas casas, se assim o desejarem.

Ecommerce News Portugal: Já viu um aumento ou diminuição de pedidos do mês anterior?

Nuno Pinheiro Torres: Felizmente, temos acompanhado a evolução desta situação de perto e em outros países e temos reagido rapidamente. Como nos concentramos nas empresas, muitos dos nossos clientes tiveram de ir para casa e teletrabalhar, nós fomos com eles e gerimos toda a nossa operação a partir de casa. O impacto tem sido mínimo e acredito que quando tudo voltar ao normal, teremos descoberto um novo segmento e conquistado alguns novos clientes.

Agora queremos esperar que tudo volte ao normal e que o impacto no nosso sector seja o menor possível.
Mas nem tudo afecta as operações, também estamos a fazer a nossa parte com os hospitais de Madrid unidos a outros restaurantes do movimento #Food4Heroes, dando uma ajuda nas residências e com os idosos ou com aqueles que não podem preparar a comida ou sair de casa para fazer as compras.

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