Dia Mundial da Poupança: 3 dicas para maximizar o lucro de um e-commerce através da logística

Num mundo onde a digitalização desempenha um papel cada vez mais fulcral, o crescimento exponencial do e-commerce era profundamente expectável.

Desde a facilidade de acesso a inúmeros produtos de incontáveis marcas, até ao conforto que este é capaz de proporcionar, o e-commerce tem vindo, nos últimos anos, a ganhar força e destaque.

Neste sentido, é essencial que as empresas e marcas com comércio online acompanhem as mudanças que se vão observando nos hábitos e necessidades dos consumidores nos meios digitais e ajustem a forma como operam, de modo a serem capazes de corresponder às suas expectativas.

A propósito do Dia Mundial da Poupança, celebrado a 31 de outubro, a Vonzu reuniu três dicas que permitirão a qualquer e-commerce maximizar os seus resultados tirando o melhor partido da logística:

1. Ter um sistema de trocas e devoluções eficiente: a possibilidade de comprar algo online e não ficar satisfeito ainda afasta, muitas vezes, os consumidores do e-commerce. Por isso, é essencial que qualquer empresa, não só tenha uma política de trocas e devoluções acessível e prática, como também que a comunique ao público. Se os consumidores estiverem bem informados, não terão qualquer receio em fazer as suas compras e a sua confiança na marca acabará, inevitavelmente, por aumentar.

2. Tornar as rotas de distribuição mais concentradas geograficamente: num estudo realizado pela consultora McKinsey & Company sobre compras online, 35% dos consumidores inquiridos revelaram que o principal motivo que os leva a não fazer compras online prende-se com o elevado tempo de espera pelas encomendas. Este problema está frequentemente relacionado, em termos logísticos, com a dimensão das rotas de distribuição previamente estabelecidas. A solução passa por estabelecer rotas focadas em áreas geográficas mais reduzidas, pelo que apostar em operadores locais de distribuição poderá ser uma mais-valia. Deste modo, o tempo de espera diminuirá, contribuindo para o crescimento da satisfação e fidelidade por parte dos consumidores.

3. Utilizar softwares de gestão logística ponta-a-ponta: analisar e avaliar dados relativos a vendas e receitas é geralmente uma tarefa exigente, demorada e altamente suscetível a erros, dado o facto de se tratar de um trabalho minucioso. Assim, de modo a ser possível executar este trabalho com maior regularidade, exatidão e rapidez, adotar plataformas 360º de logística para automatizar determinadas tarefas, como gestão de inventário ou planeamento de rotas, permitirá a qualquer e-commerce ter um melhor controlo da sua atividade, permitindo uma otimização dos lucros em todas as vertentes do negócio.

No fundo, a criação de relações de confiança com os seus consumidores é essencial para o sucesso de qualquer e-commerce, e a logística, se utilizada corretamente, pode facilitar e até acelerar este processo. A tecnológica catalã Vonzu pretende descomplicar os setores da logística e retalho, tendo já ajudado a digitalizar 100 mil entregas este ano para os seus clientes portugueses através da sua plataforma. 

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Scroll to Top