eSports & Games Streaming chegará ao 3,5 mil milhões de dólares

Os eSports & Games Streaming atingirão os 3,5 mil milhões de dólares (cerca de 2,9 mil milhões de euros) até 2025 em todo o mundo. Este novo «nicho» de mercado está a começar a fervilhar e as marcas começam a analisar as formas de o rentabilizar.

Até ao final do corrente ano de 2021 este mercado atingirá os 2,1 mil milhões de dólares (cerca de 1,7 mil milhões de euros). Este valor representa um crescimento de 70% no decorrer dos próximos 4 anos. Os eSports e Livestreaming de jogos têm tido uma crescente adesão e levam as marcas até um novo segmento de audiência, que inclui grupos como jogadores online, desportistas profissionais e fãs dos diferentes desportos.

Plataformas de eSports & Games Streaming como o Twitch ou o Youtube conectam jogadores e espetadores de diferentes países e fusos horários e a Internet facilita a disseminação desta nova categoria. Prevê-se que até ao fim deste ano se atinja os 800 milhões de espetadores e até 2025 mais de mil milhões, o equivalente a 1 em cada 9 pessoas no mundo. Atualmente as regiões como maior representatividade são a Ásia e Pacífico mas considera-se que a América Latina será uma região chave nos próximos quatros anos alcançar o crescimento referido.

Rentabilização dos eSports & Games Streaming

Para plataformas como o Youtube ou o Twitch os eSports já são uma realidade, mas com o tempo poderemos ver outras plataformas como Facebook ou o Instagram a entrarem no mundo da competição eletrónica. E quais são as possibilidade para rentabilizar este negócio?

  • Assinaturas/Subscrição de plataformas de Streaming
  • Publicidade nas plataformas de Streaming
  • Direitos de transmissão
  • Bilhetes de eventos ao vivo
  • Acordos de patrocínios

A aproximação da indústria dos eSports e do entretenimento, assim com a competição entre plataformas que fornecem estes serviços fará movimentar o mercado e possibilitará por um lado a monetização do sector, e por outro lado o alcance de novos públicos.

A par com estes desenvolvimentos também é criado terreno fértil para a divulgação das marcas e dos seus produtos, como já vimos a Dior e a L’oreal fazerem. O marketing de influência ou até a publicidade «tradicional» são uma estratégia a considerar para chegar eficazmente a este novo segmento, sem nunca esquecer que está aqui uma oportunidade de «Go Global»

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