Num esforço para ajudar as pequenas empresas, o Facebook anunciou o lançamento das Shops, uma nova forma de venda online que permitirá às empresas criar lojas virtuais dentro do Facebook e do Instagram. Após o anúncio do lançamento, os títulos do Facebook atingiram ontem o seu máximo histórico em Wall Street: 230,75 dólares.
«Neste momento, muitas pequenas empresas estão a lutar pela sobrevivência e muitas delas estão a planear abrir os seus canais online«, explica o Facebook num comunicado oficial. «O nosso objetivo é tornar as compras fluídas e capacitar qualquer pessoa, desde um pequeno empresário a uma marca global, a utilizar as nossas aplicações para se ligar aos clientes«, acrescenta.
Os analistas acreditam que a mudança poderia proporcionar um fluxo de receitas adicionais de mais de 30 mil milhões de dólares para o gigante do Sillicon Valley. Além disso, dizem que isto coloca o Facebook como um concorrente direto da Amazon e da Google.
Num relatório que o Facebook preparou para os seus investidores, o gigante afirma que se trata de uma oportunidade multimilionária, uma conclusão semelhante à a que chegou o Deustche Bank. «Acreditamos que o Facebook Shop poderia gerar uma oportunidade de receita de 30 mil milhões de dólares através de uma combinação de receitas transacionais e de publicidade«, dizem num relatório.
As Shops vão se expandir para todas as plataformas do Facebook
O anúncio foi feito numa emissão em direto por Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, que refere que no futuro os clientes poderão contactar estas empresas através de outras plataformas, tais como a WhatsApp, Instagram Direct ou Messenger. E no futuro, os clientes poderão ver lojas online e fazer compras nos chats da WhatsApp, Instagram Direct, ou Messenger.
As Shops estão disponíveis a partir desta terça-feira, 19 de maio, mas a sua integração será progressiva, pelo que poderá demorar alguns meses a estar disponível para todos. A rede social indica que as Shops serão testadas em todo o mundo em aproximadamente um milhão de negócios.