A Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins e a AICEP, que lideram a promoção internacional da Fileira Casa Portuguesa, desenharam uma renovação da estratégia de divulgação e posicionamento externo deste cluster, que integra os setores do mobiliário, têxtil lar, iluminação, colchoaria, tapeçaria e utilidades domésticas, entre outros.
Para isso, realocaram dois milhões de euros, anteriormente destinados a Feiras Internacionais canceladas, em cinco grandes ações: três plataformas digitais internacionais (MOM, Archiproducts e BIMobject), o reforço e melhoria da comunicação e imagem e a criação de uma exposição virtual na app Furniture PT.
A plataforma MOM foi criada pela organização da Maison & Objet, uma das principais feiras setoriais do Mundo, como resposta à necessidade de expositores e profissionais de divulgarem os seus produtos e estabelecerem contactos comerciais ao longo de todo o ano, diminuindo a dependência do evento presencial.
A Archiproducts é o maior canal digital mundial para os setores da arquitetura e do design, com dez mil fabricantes e mais de 2,7 milhões de profissionais inscritos. Anualmente, são registadas mais de 30 milhões de visitas, impulsionadas pelas completas campanhas de marketing que a plataforma proporciona aos expositores.
A BIMobject é o websitelíder mundial em conteúdos BIM (Building Information Modeling). Esta metodologia consiste na construção de um modelo virtual, tridimensional, dos aspetos físicos e funcionais de uma construção, contendo toda a informação relativa às características de cada uma das suas componentes construtivas. Esta metodologia permite uma divulgação e colaboração internacional, célere e ágil, dos produtos, conectando fabricantes a arquitetos, designers, decoradores e empresários.
Outra das novidades da nova estratégia internacional prevê uma Exposição Virtual do Portuguese Home Life Style na aplicação Furniture PT, onde cada empresa poderá integrar um espaço onde divulgará o catálogo de produtos, novas coleções, novidades e ações comerciais, desde vídeos a eventos digitais e notícias.
Joaquim Carneiro, presidente da APIMA, explica que: “O mercado premiará os países e as empresas que demonstrarem maior resiliência e agilidade, pelo que acreditamos que esta redefinição da estratégia criará as condições necessárias para que o tecido empresarial nacional continue a projetar-se com qualidade e diferenciação a nível externo.”