«Forte cultura gastronómica do país fizeram com que expandir-nos para Portugal fosse a escolha óbvia»

Dreaming is not enough without the doing. Com 26 anos e mais de 9 anos de experiência de trabalho entre o mundo das startups e o mundo empresarial, Arnau Navarro define-se como um empresário com uma visão internacional, apaixonado pela aprendizagem e pela criação de valor. Uma das suas principais paixões é viajar e é por isso que já visitou mais de 30 países e, durante 2019, fez 40 voos. Inglaterra, Portugal e Itália tornaram-se na sua casa durante diferentes fases da sua vida. O projeto pessoal do qual mais se orgulha é uma ação de voluntariado que iniciou com um amigo de infância em que, através do crowdfunding, financiaram material escolar e bolsas de estudo para crianças no Burkina Faso. Depois de criar três startups, aprendeu que o melhor ativo de uma empresa é o seu pessoal e é por isso que, quando está numa equipa, é resistente, pró-ativo e assertivo. Está atualmente a criar a haddock.app, o primeiro SaaS B2B para o setor da restauração que ajuda a gerir o controlo inteligente dos custos com inteligência artificial.

Arnau Navarro | CEO da haddock

Ecommerce News PT: Quando é que surgiu a Haddock e porque é que decidiram entrar no mercado português?

Arnau Navarro: A haddock surgiu em Espanha há um ano, após um longo período de estudo e reflexão sobre os efeitos da pandemia no setor da restauração. Eu, Arnau Navarro, com experiência em startups e projetos digitais, Carlos Marchal com um perfil mais técnico e tecnológico e Pol Rosell que tinha acabado de ver as portas do restaurante onde trabalhava fechadas devido à pandemia, encontrámos a oportunidade perfeita para nos reunirmos e criarmos uma nova solução que ajudasse o setor.

Um dos problemas mais comuns para os proprietários de restaurantes era o tempo que passavam manualmente a gerir todas as tarefas relacionadas com a gestão de custos e por isso quisemos ajudar. Criámos um SaaS, Software as a Service, para adicionar valor à digitalização do setor e profissionalizar o dia-a-dia dos proprietários de restaurantes e assim nasceu a haddock.

Em Espanha, estamos a crescer exponencialmente e contamos já com mais de 300 restaurantes que encontraram em nós a solução que precisavam para fazer crescer os seus negócios e acreditamos que Portugal seguirá o mesmo padrão. Depois de passar algum tempo a conhecer o ambiente português dentro do acelerador From Start To Table, percebi que as necessidades do mercado são comuns às do mercado espanhol, pelo que entendemos que podíamos oferecer uma solução que podia ser muito bem recebida dentro do setor.

Além disso, a proximidade geográfica e a forte cultura gastronómica do país fizeram com que expandir-nos para Portugal fosse a escolha óbvia e estamos plenamente confiantes de que foi a escolha certa.

EcN: Sendo que a empresa foi criada em 2021, no meio de uma pandemia de saúde mundial, sentiram complicações associadas a esta realidade?

AN: A haddock foi criada em plena pandemia e nasceu exatamente com o propósito de combater as necessidades e fragilidades que se destacaram nesse ambiente de incerteza, para ajudar então os restaurantes a melhor gerir os seus negócios. Com a Covid-19, o interesse do setor em incorporar ferramentas que os pudessem ajudar a controlar as suas despesas e a ser capazes de agir instantaneamente com decisões baseadas em dados reais aumentou ainda mais.

Os proprietários dos restaurantes estão sempre no centro da nossa plataforma e é por isso que falamos com eles diariamente, tentamos compreender como utilizam a plataforma, avaliamos as suas necessidades em mudança e as do mercado, para adaptar sempre o nosso software.

EcN: Como é que funciona a vossa plataforma?

AN: Através da haddock, e com apenas uma fotografia, os proprietários de restaurantes podem digitalizar as inúmeras faturas e notas de entrega e aceder-lhes a partir de qualquer dispositivo. Contamos com um software único na Europa e, graças à tecnologia OCR, Optical Character Recognition, e à Inteligência Artificial, extraímos a informação dos documentos e colocamo-la na plataforma para que o utilizador possa ter uma visão global do seu negócio.

Além disso, os utilizadores da plataforma têm ainda acesso ao módulo de “Produtos” que lhes permite reconhecer aumentos de preços nos produtos que compram aos seus fornecedores, o que é único no mercado. A nossa plataforma também está integrada com terminais POS, pontos de venda, para recolher informação de vendas e cruzá-la com as despesas.

Com haddock, é ainda possível ter acesso a uma lista de todos os seus fornecedores, reconciliar documentos e ainda adicionar a folha de pagamentos dos seus empregados. No fundo, a nossa solução pioneira no mercado europeu permite ter o controlo total do seu restaurante a partir de qualquer dispositivo e dedicar tempo ao que realmente importa: o cliente.

Os três fundadores | Pol Rosell (COO & Co-Founder), Carlos Marchal (CTO & Co-Founder) e Arnau Navarro (CEO  Co-Founder).

EcN: Como é que a inteligência artificial atua na gestão de custos no setor da restauração?

AN: A inteligência artificial ocupa um lugar central na nossa plataforma. Contamos com um software único na Europa e recorremos à tecnologia OCR, Optical Character Recognition, e à Inteligência Artificial, para extrair a informação das faturas e notas de entrega, para que fiquem armazenadas e organizadas na plataforma, com o objetivo de fornecer uma visão geral do negócio ao seu proprietário. Esta é uma solução única no mercado que irá permitir digitalizar processos outrora manuais e tradicionais que levavam muito tempo. A haddock irá contribuir para transformar o setor da restauração através da profissionalização do day by day de proprietários, que encontram no nosso serviço de gestão inteligente de custos um aliado estratégico que lhes poupa tempo e ajuda a fazer crescer o negócio.

EcN: Que tipos de planos é que oferecem aos vossos clientes? Mensais, anuais ou fazem planos personalizados?

AN: Oferecemos três tipos de planos, mas adaptamo-nos às necessidades de cada restaurante que se interessa pela solução de haddock. Temos em atenção, em primeiro lugar, às suas prioridades, ao seu volume de documentos, à dimensão da sua equipa e aos seus planos de crescimento, e com base nisso, oferecemos o plano que melhor se adequa ao restaurante.

No nosso website oferecemos então três planos:

  • O plano Starter é ideal para pequenos negócios: restaurantes, pastelarias e padarias que podem digitalizar até 75 documentos e ter dois utilizadores por 40 euros por mês;
  • O plano Growth é ideal para empresas que querem ter o controlo total dos seus negócios, podendo verificar as variações de preços dos produtos que compram. Podem também carregar até 200 documentos e ter 4 membros de equipa para gerir a plataforma. Este plano está disponível por 65 euros por mês;
  • Finalmente, o Plano Premium é recomendado para restaurantes que controlam todo o negócio, oferecendo um módulo único no mercado, com o qual podem ver os aumentos de preços dos seus produtos e permitindo 400 documentos e sete utilizadores, por 100 euros por mês.

Ainda assim, no caso de cadeias com vários restaurantes, adaptamos o plano às suas condições e necessidades.

EcN: Que métodos de pagamento é que estão disponíveis na plataforma?

AN: De momento, não é possível fazer pagamentos através da plataforma, mas é algo que gostaríamos de conseguir no futuro.

EcN: Em que mercados é que operam?

AN: Atualmente, além do mercado original em Espanha, estamos em Portugal, já temos clientes no México e na Colômbia e já abrimos mercados noutros países da América Latina, tais como Equador, Peru, Costa Rica e Chile, onde queremos dar a conhecer a nossa solução eficaz para o controlo de custos.

EcN: Têm planos de expansão? Se sim, podem dar-nos alguns detalhes?

AN: Sim, temos. De momento, estamos focados em continuar a expansão nos países da América Latina, mas queremos revolucionar a gestão de restaurantes em todo o mundo, através da nossa solução eficaz para o controlo de custos. Além dos planos de expansão ao nível de mercados, queremos, acima de tudo, crescer a nível do produto e da equipa. O nosso produto e a nossa equipa estão sempre a acompanhar as necessidades do cliente para que se possam adaptar e crescer consoante cada realidade. Queremos oferecer uma plataforma indispensável para o dia-a-dia dos restaurantes e só o conseguimos aplicando sempre melhorias no processo, estar onde fazemos falta e fazer o que ninguém tinha feito ainda.

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