O Salesforce Q1 Shopping Index, impulsionado pela Commerce Cloud, fez um estudo sobre o Índice de Compras trimestral, através da analisa dos dados da atividade de mais de mil milhões de compradores, apurando uma mudança dramática.
A pandemia está a provocar um grande impacto no mundo. Os consumidores tiveram de alterar a sua forma de operar, recorrendo ao digital para satisfazer as suas necessidades sociais, de bem-estar, de informação e de compras.
De acordo com o Índice de Compras Q1, o número de compradores digitais aumentou 40% em relação ao ano anterior, consequência do encerramento das lojas físicas, que forçaram os consumidores a recorrer aos canais digitais. O resultado do 1º trimestre superou a época de compras nas férias de 2019. Os destaques do 1º trimestre de 2020, em comparação com o 1º de 2019, incluem:
- 20% de crescimento das receitas
- 16% de crescimento do tráfego digital
- 4% de crescimento das despesas dos compradores (reflete o montante médio gasto pelos compradores por visita)
A procura de bens essenciais, foi a primeira categoria a sentir as consequências da pandemia, que atingiu níveis sem precedentes, entre 10 e 20 de Março, as despesas com bens essenciais através dos canais digitais, aumentaram 200%.
Para além dos produtos essenciais, houve um aumento significativo de bens domésticos – 51%, o vestuário – 31% e os brinquedos e jogos com 34%.
Será este o «novo normal»?
Através da análise de dados, é possível comprovar que os consumidores adotam novos comportamentos que acabam por se tornar no “novo normal”, por exemplo na última época de férias, observou-se:
- Compradores recorrem aos canais digitais para completar as suas compras.
- Aumentos significativos nas compras móveis e sociais
- A adoção de novos serviços como «compra online, faz o levantamento na loja».
Não há dúvida, que a crise global está a alterar o comportamento dos consumidores e que a maioria continuará a operar neste “novo normal” que é o digital.