A cadeia americana de lojas de departamento Macy’s não conseguiu também escapar ao encerramento das suas lojas durante os meses de confinamento. Rapidamente procuraram adaptar-se à nova situação através do comércio eletrónico.
Os dados do segundo trimestre de 2020 mostram que as vendas digitais aumentaram 53% em relação ao ano anterior, à medida que mais compradores visitavam o seu site para comprar roupa desportiva e decoração de casa. Isto tem-lhes permitido ter resultados melhores do que os esperados.
«Ao entrarmos nesta crise, tivemos um negócio eletrónico bem desenvolvido e consideramo-lo próspero à medida que atraímos novos clientes e os acolhemos nas nossas marcas.»
Jeff Gennette, Presidente e CEO da Macy’s, Inc (CITA)
Apesar disto, o presidente e CEO da Macy’s declarou que se aproximarão do segundo semestre de forma conservadora: «A nossa prioridade imediata é executar com sucesso o Holiday 2020. Estamos também concentrados em lançar as bases para 2021 e mais além. Planeamos investir na moda, digital e omnibus, trabalhar com agilidade e dinamizar os recursos da empresa para servir os nossos clientes e fazer avançar os negócios da Macy’s.»
As grandes lojas ainda não conseguiram voltar ao normal, porque a maioria dos consumidores considera-as áreas facilmente contagiosas e prefere optar pelas compras online. Isto atrasa a recuperação económica de muitas cadeias e impede-as de verem claramente o futuro.
A Macy’s conseguiu salvar o trimestre apesar dos despedimentos significativos que teve de fazer há alguns meses.
Alguns dados interessantes sobre o segundo trimestre:
- As vendas líquidas do segundo trimestre caíram 36% de 5,5 mil milhões de dólares no trimestre anterior para 3,6 mil milhões de dólares.
- As vendas nas lojas caíram 61%, enquanto que o comércio eletrónico cresceu 53%, de acordo com uma apresentação da empresa.
- O inventário foi reduzido em 29% em relação ao ano passado, permitindo à empresa sair do segundo trimestre numa posição de inventário limpa.
- Os gastos de venda, gerais e administrativos («SG&A») de 1,4 mil milhões de dólares, representando uma redução de 779 milhões de dólares em relação ao segundo trimestre do ano passado, ilustram a gestão eficiente das despesas associadas às ações rápidas tomadas em resposta à pandemia da COVID-19, bem como a execução contra a nossa estratégia Polaris. A taxa de despesas da SG&A de 39,2% foi relativamente compatível com o ano anterior.
- Perda diluída por ação de 1,39 dólares e perda diluída por ação de 0,81 dólares.
- Terminou o trimestre numa forte posição de liquidez com aproximadamente 1,4 mil milhões de dólares em dinheiro e cerca de 3 mil milhões de dólares de capacidade não empregue na nova linha de crédito baseada em ativos da empresa.
Plano de Desenvolvimento Digital da Macy’s
Melhorar a experiência digital de extremo a extremo.
Atingir um crescimento rentável da omnicanalidade.
Proporcionar aos utilizadores de macys.com e bloomingdales.com uma experiência reforçada na descoberta ou procura de novos produtos.
Oferecer uma aplicação móvel que otimiza as compras omnicas da Macy’s e Bloomingdale’s.