Mais de 1000 pessoas visitam a primeira edição do Ecommerce Virtual Tour

O Ecommerce Virtual abriu as portas ontem para dar as boas-vindas a mais de 1.100 participante neste ambiente 3D imersivo que simula uma feira-congresso totalmente online. Hoje continuamos com o evento e esperamos vê-lo por lá. Deixamos aqui o resumo de ontem.

ESTUDO DE CASO: TIENDANIMAL

Gerardo Casas, gestor de mercado da Tiendanimal, ficou encarregue de abrir a ronda de apresentações através da qual deu uma visão ampla do negócio criado em torno das pessoas que têm animais de estimação em casa e estão à procura dos melhores produtos para esses animais, que se tornaram mais um membro da família. Na Tiendanimal, afirmam que se pode lutar contra os marketplaces, de uma forma diferenciadora. Esta é a base da estratégia que consiste em filtrar os seus clientes, para oferecer apenas produtos da melhor qualidade.

KEYNOTE: APLÁZAME

Desde Aplázame, Jodi Borrell conversou com a Planeta Huerto, líder em ecommerce de produtos biológicos e ecológicos, que nasceu das mãos de dois irmãos de Alicante que acabaram por vender a sua proposta ao Carrefour. Com diferentes categorias de produtos, como alimentos, cosméticos, casa, etc.; experienciou  um grande crescimento, favorecido pela maneira como comunicam com os seus clientes.

KEYNOTE: SEGURANÇA NA WEB: O QUE É E COMO FUNCIONA UM CERTIFICADO SSL?

Antoni Joan Martorell, gestor do apoio ao cliente da DonDominio explicou como é que as empresas de ecommerce devem registar o seu domínio para criar um negócio na Internet, além das novidades que a DonDominio implementou com o certificado SSL, um protocolo de segurança que faz com que os dados viagem de forma integral e com segurança, de maneira totalmente encriptada.

MESA REDONDA DE CASOS DE ESTUDO DE SEVILHA

Através de Jeff Niumann, chefe de eCommerce do Banco Santander, como moderador, pudemos conhecer algumas ecommerces sevilhanas, que vendem os mais variados produtos e que se conseguiram adaptar às difíceis circunstâncias impostas pelo Covid-19.No entanto, pouco a pouco e com ingenuidade, estão a conseguir superar as dificuldades, na venda de artigos de papelaria, alimentos etc.

ESTUDO DE CASO: NEUROMARKETING

Neuromarketing é a maneira pela qual muitas empresas, incluindo eCommerces, elaboram as informações que desejam enviar aos seus clientes, para que se possa perceber exatamente o que desejam. Carolina Marín foi a responsável por explicar as variáveis que afetam a decisão no processo de compra e destacou a importância do neuromarketing, já que 80% das decisões de compra são emocionais e apenas 20% racionais.

“LOGÍSTICA PARA O ECOMMERCE DURANTE COVID-19”

Com Noelia Lázaro, CMO da Packling, aprendemos como é que a cadeia de abastecimentos está a funcionar nos dias de quarentena, onde as compras e remessas on-line aumentaram de forma acentuada. Graças a esta atividade, o fornecimento é possível, apesar dos prazos serem variáveis.Algo que sem dúvida estão a resolver, graças às informações que partilham constantemente com os seus clientes.

ESTUDO DE CASO: ADEGAS FAMILIARES DE MATARROMERA

A Bodegas Matarromera vende vinho há 10 anos na internet, pelo que estão familiarizados com este canal, que hoje, devido à crise do Covid-19, está a ser mais estimulado. Eles apostam na segurança, na criatividade (visitas virtuais às suas adegas), nas informações e, sim, no contato, mesmo que não seja físico, mas tranquilizador para os seus clientes.

MESA REDONDA DE CASOS DE NICHO

Como é que o ecommerce de nicho se adapta ao COVID19? Ontem, e com a ajuda de Mónica González, gestora nacional da Axicom como moderadora, conhecemos três empresas de perto. A mesa redonda contou com a presença de Carol Marín, CEO da ZityFy; Helena Saldaña, estratega de design e de marketing da Martana Baby Reborn e Antonio Leiva, co-fundador e CEO da Weediid, e os três speakers mostraram-se otimistas com o panorama atual, embora todos afirmem que é difícil lidar com situações de incerteza.

No caso de Martana Baby Reborn, estão a potenciar o seu valor terapêutico, usando os bonecos para controlar as mãos e, de alguma forma, recuperar ações diárias, como o vestir-se a si mesmo. Por outro lado, o ZityFy foi totalmente afetado pelo estado de alarme e pela proibição de partilhar os veículos e, para lidar com isso, desenvolveu, entre outras soluções, um kit de prevenção de “zitificação” que distribuem aos utilizadores para garantir a sua segurança e reduziram o número de passageiros para um.A Weediid afirmou que, após uma primeira fase de incerteza e uma segunda de um pico de pedidos, a empresa está a analisar como tirar proveito da situação atual.

ESTUDO DE CASO: CÂMARA DO COMÉRCIO DE SEVILHA

Dada a situação especial que estamos a viver, a Câmara de Comércio Oficial de Sevilha ativou um Plano de Soluções Especiais para empresas e profissionais com a intenção de poder acompanhar os empresários e as empresárias neste momento difícil. Francisco Leal, diretor de transformação digital da empresa, apresentou a plataforma planimpulsoplus.com, de onde, entre outras ações, estão a ministrar uma formação para ajudar as empresas a vender on-line.

ESTUDO DE CASO: CASH CONVERTERS

Após uma pequena pausa para o almoço, o dia continuou com o estudo de caso da Cash Converters, e Manuel Fernández, CIO da empresa, deu a chave para se ser pioneiro num mercado: a vantagem de ser o primeiro, mas a desvantagem da falta de referência. A empresa gera a maior parte da sua receita na loja física, e os seus clientes são muito fiéis à loja. O COVID19 e o fecho de lojas fizeram com que a receita caísse entre março e abril em 70% e Manuel Fernández explicou a estratégia de negócios adotada para solucionar este problema.

MESA REDONDA: PURE PLAYERS (JOGADORES PUROS) QUE SÃO ENTALADOS

Na última mesa redonda do dia, moderada por Juan Miguel Moreno, CEO da BooBoo, conversamos sobre jogadores puros e contamos com Zahira Martín, responsável pelo ecommerce e pelo marketplace da La Casa de las Carcasas; Javi Serón, gestor de ecommerce da Pedrita Parker; Yago González, CEO e fundador da Yopongoelhielo.com e Juan García, gestor de ecommerce da Vitamins Protein. Uma das conclusões da mesa não era nenhum segredo, mas abre muitas oportunidades: as partes físicas dos negócios sofrem grandes quedas com o fecho, mas todas confirmaram que a parte on-line está a progredir de forma abrupta .Acima de tudo, destacou-se o ecommerce no setor alimentar .Também falaram sobre o dispositivo estrela, o telemóvel, tanto a nível de vendas como de marketing. As visitas por telemóvel atingiram até 80% em muitos casos e destacaram a importância dar resposta de forma adequada em todos os aspetos.

ESTRUTURA PRINCIPAL: PUBLICIDADE NATIVA & ECOMMERCE: COMO MAXIMIZAR O ROI E O ENGAGEMENT DA LOJA ONLINE

Brigitte Linares, Senior Account Manager da Outbrain Espanha, começou o seu discurso através de uma reflexão sobre o quão rápido é que a tecnologia está a avançar e como, o que parecia impossível para nós há alguns anos, já é uma realidade diária. O mundo da publicidade também está em evolução em larga escala, e uma das tendências mais recentes do ecommerce é a publicidade nativa, que consiste em publicidade que “se mistura” com a web, onde sai de uma maneira que não é intrusiva para o utilizador. O especialista partilhou algumas chaves para aproveitar ao máximo este tipo de publicidade e saber como podemos maximizar o ROI e o engagement dos nossos negócios.

ESTUDO DE CASO: ECOMMERCE NO TEMPO DE COVID19

Jordi Ordoñez, consultor de eCommerce, tomou a palavra para falar sobre o ecommerce na época do COVID19, ou o que é o mesmo, Amazon na época do Coronavírus. Analisou rapidamente as categorias que estão a aumentar em vendas, como produtos de higiene e beleza, corantes, produtos sanitários, móveis e produtos tecnológicos, por exemplo, para aconselhar os participantes: é o pior e o melhor momento para entrar e para vender nos marketplaces. O ecommerce aumentou em média 20% na Espanha em relação à quarentena, e a Amazon joga grande parte do jogo. O especialista explicou as chaves para tirar proveito da situação no mercado da Amazon com base em quatro pilares: preços, logística, publicidade e SEO.

RETAIL CMR

Victoria Moya; especialista em automação de processos de negócios da RetailCRM encerrou o dia ao falar sobre vendas omni canal e sobre a importância de gerir bem os dados dos clientes, independentemente do canal de origem. Também falou sobre o email marketing como uma das formas mais pessoais de comunicação que existe. Pondo isto em prática, o orador explicou como trabalhar com cada grupo de clientes para o qual existe um cenário diferente: com os novos clientes, é preciso trabalhar de maneira adequada, transferir os valores da empresa …;com os clientes atuais, é interessante mantê-los sempre informados sobre os seus envios ou, por exemplo, antecipar se um produto de consumo regular estiver a acabar e lembrá-los de comprar. Quanto aos clientes que precisam ser de ser “lembrados”, é uma boa ideia dar-lhes os parabéns no aniversário, dizer-lhes que sentimos saudades e fazer-lhes uma promoção muito atrativa.

 

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Scroll to Top