Marketing automatizado: a ferramenta para optimizar o fluxo de vendas

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Se chegaste até aqui, é porque queres saber do que trata o marketing automatizado. Quer sejas uma pequena ou grande empresa, a primeira coisa que deves saber é que através da utilização destas técnicas, podes alcançar resultados muito positivos nos negócios e especialmente no tratamento de clientes.

O que é marketing automatizado ou automação do marketing?

A automatização do marketing é uma metodologia que utiliza um conjunto de software que monitoriza as ações e técnicas concebidas para gerir diferentes tarefas de marketing digital. Com estas técnicas, as empresas podem controlar todo o processo de maneira eficiênte e alcançar melhores resultados graças à monitorização contínua.

No mercado pode encontrar muitas plataformas que permitem automatizar todos os processos relacionados com o marketing, o que facilita a recolha de dados e a poupança de tempo.

Além disso, por ser um sistema automático, pode ser programado para atingir um maior número de utilizadores através de diferentes canais. Por exemplo, pode ser utilizado para recolher dados de campanhas web, redes sociais, correio electrónico, chamadas ou contactos off-line. Uma boa plataforma de marketing automatizada deverá ser capaz de recolher todas estas interações para nos permitir segmentar os nossos potenciais compradores.

Algumas ferramentas que são utilizadas para estratégias de marketing automatizado:

  • Plataforma de Email Marketing
  • Sistema de localização de visitantes
  • Construtor de formulários
  • Sistema de Lead Scoring
  • CRM (Customer Relationship Management)
  • Criar Workflows Automatizados
  • Sistema dinâmico de segmentação de leads e visitantes
  • Personalização de conteúdos
  • Cálculo do ROI

Vantagens do marketing automatizado

Os departamentos de marketing enfrentam frequentemente desafios tais como a quantificação do impacto das campanhas de marketing ou a geração de pistas de boa qualidade. A implementação da automatização no marketing ajuda a controlar os desafios mais importantes que este ramo de negócio tem.

  • Identificação de oportunidades de venda. Com o marketing automatizado pode estudar os diferentes dados de um negócio e encontrar novas oportunidades de vendas que ainda não tinham sido visualizadas.
  • Desenvolver processos de marketing complexos. As técnicas de automatização facilitam geralmente as tarefas, permitindo-nos desenvolver campanhas um pouco mais complexas, porque podemos contar com esta ferramenta.
  • Mais eficiência, reduzir custos e tempo de pessoal.
  • Mais controlo das ações de marketing. Ao recolher todos os dados das nossas acções de marketing, podemos saber exactamente o que aconteceu e ter rapidamente os gráficos e estatísticas da nossa campanha.

Como funciona a automatização do marketing

Quando um negócio começa a crescer, torna-se mais complicado manter uma relação próxima com os clientes e também continuar a aumentar as novas visitas ao negócio. É aí que se apercebe que o sistema que estava a utilizar para controlar os leads do seu negócio, começa a tornar-se obsoleto, e portanto a automatização do marketing  faz sentido e é necessária.

Com o marketing automatizado, os dados dos clientes podem ser recolhidos através de muitas interações: emails, visitas a websites, utilização de aplicações, ou nas redes sociais. Com todos estes dados, já consegue identificar o tipo de cliente vem ao seu negócio.

Uma vez terminado a recolha dos dados do nosso negócio, o software começa a fazer o seu trabalho. Com ele, pode realizar mais rapidamente os processos de segmentação de audiência e alcançar o objetivo de voltar a estar próximo dos clientes, através de ofertas e informações personalizadas.

Onde falham as empresas

Há empresas que pensam que a automatização do marketing é apenas o envio de correio, que frequentemente acaba armazenado nas caixas de entrada sem nunca ser aberto. No entanto, o processo de marketing automatizado exige que as empresas continuem a estudar os seus utilizadores e a analisar os dados, para continuar a criar estratégias de vendas em paralelo.

O e-mail marketing é um dos canais mais fortes e mais conhecidos, mas isto não significa que muitas outras técnicas não existam. Através de plataformas «tudo em um» consegue obter mais opções de marketing automatizado no mesmo espaço.

Outra forma de falhar com o marketing automatizado é não utilizar quando o seu negócio o solicita. Como vimos, chega um ponto em que é necessário fazer uso destas estratégias, mas muitas empresas pensam que estas técnicas são para pessoas preguiçosas, e não é assim. Através da automatização do marketing obtém muitos dados do seu negócio, mas se não for analisado é inútil, é por isso que o departamento de marketing tem de permanecer ativo, para que estas ferramentas sejam implementadas. Além disso, como conhece os dados sobre os leads, pode oferecer a informação necessária e personalizar a ação que vai lançar, dessa forma evitará que o seu e-mail acabe na pasta de spam.

Principais ferramentas de marketing automatizado

Este relatório do Statista mostra o software de marketing automatizado mais utilizado no último mês.

Hubspot

A empresa Hubspot é americana e foi a 1ª a oferecer serviços automatizados de marketing digital.

Os preços desta plataforma são:

  • Starter tem uma taxa mensal de 185€
  • Pro tem uma taxa mensal de 740€
  • Enterprise tem uma taxa mensal de 2.200€

Por ser uma plataforma «tudo em um» fornece muitas ferramentas conectadas umas às outras. Entre as características que se podem encontrar estão: Software CRM, software de marketing (gestão de leads, call to action, e-mail marketing…) e software de vendas (HubSpot CRM, sidekick…)

Adobe Marketing Cloud

A Adobe também oferece serviços de marketing automatizado. O seu sistema permite às empresas personalizar, optimizar e medir campanhas digitais e as experiências dos clientes para um desempenho óptimo.

Algumas das ações que podem ser realizadas com o software são: Automatização do marketing, testes A/B, análise digital em tempo real, ou perceções sociais.

Oracle Marketing Cloud

A Oracle oferece uma grande variedade de serviços tecnológicos, e dentro destes, oferecem software para realizar todos os tipos de ações de marketing automatizado.

Um dos programas mais notáveis do seu catálogo é o CX, que ajuda a unificar os dados dos clientes, obter informações em tempo real e executar facilmente campanhas de marketing. Este software também está incorporado quadrante mágico do Gartner para a gestão de leads CRM 2020.

ActiveCampaign

É totalmente diferente do resto do software anteriores. Esta empresa dedica-se exclusivamente a fazer tecnologias para digitalizar os processos de marketing.

O preço desta plataforma varia em função do número de subscritores com quem se trabalha, pelo que os preços variam entre $9 por mês e $369.

É uma plataforma que lhe permite fazer e-mail marketing, marketing automático, formulários de subscrição, CRM ou serviço ao cliente.

Salesforce Pardot

É a quinta plataforma mais utilizada de acordo com o Statista, embora só seja comercializada para empresas B2B que tenha entre 10 e 500 empregados.

Tem três planos diferentes e a gama de preços deste serviço é de 1.000 a 3.000 dólares.

As funções que eles oferecem são:

  • Email Marketing.
  • Lead Nuturing.
  • Relatório ROI.
  • Forms & Landing Pages.
  • CRM.

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