Atualmente, as redes sociais funcionam como uma espécie de “ponto de encontro”. Devido à sua importância, não apenas para os indivíduos como também para as marcas, que podem interagir com os seus consumidores de forma mais direta.

De modo a conhecer melhor a relação que os portugueses têm com as redes, o Grupo Marktest lançou em 2020 a 10ª edição do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais.


O estudo pretende analisar os hábitos dos utilizadores de redes sociais, tais como: as redes que conhecem e mais utilizam; as funcionalidades que mais valorizam; as personalidades portuguesas e marcas que seguem e a frequência com que consultam e que publicam informação. 

Como é que foi realizado o estudo?

O estudo foi realizado mediante uma recolha de informação a 1 e 14 de julho de 2020. A amostra analisada é constituída por indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais. No total foram realizadas 807 entrevistas

O que nos diz o estudo?

  • TikTok, analisado pela primeira vez em 2020, entra para a 9ª posição em penetração,  5ª posição em notoriedade espontânea e 8ª posição em notoriedade total (espontânea+sugerida);
  • Entre as maiores redes, o Pinterest e o Twitter foram as que registaram maior crescimento relativo;
  • O Instagram é a rede mais utilizada pelos mais jovens;
  • Cristina Ferreira ultrapassa Cristiano Ronaldo como figura pública que os utilizadores portugueses preferem seguir nas redes sociais;
  • Fotos e histórias são os conteúdos mais apreciados nas páginas de figuras públicas nas redes sociais;
  • 59% dos portugueses vê televisão enquanto acede às redes sociais;
  • Um terço dos utilizadores já fez compras nas redes sociais, duplicando o valor de 2013;
  • O Facebook mantém a liderança em notoriedade espontânea;
  • O Instagram mantém tendência de crescimento em notoriedade e em penetração;
  • O Facebook permanece como rede social mais utilizada, mas baixa para quase metade, passando de 89.4% em 2011 para 49.4% em 2020;
  • 87% dos portugueses acede às redes sociais várias vezes por dia;
  • 70% dos portugueses recordam-se de ter visto publicidade nas redes sociais.

Quais as redes sociais nas quais os portugueses têm contas?

  1. Facebook – 92,2%
  2. WhatsApp – 80,3%
  3. Instagram – 73,3%
  4. Messenger – 71,4 %
  5. Youtube – 53,2 %
  6. LinkedIn – 40,7 %
  7. Pinterest – 31,1 %

Quem é que os portugueses seguem mais nas redes sociais?

  1. Cristina Ferreira
  2. Cristiano Ronaldo
  3. Rita Pereira
  4. Nuno Markl
  5. Bruno Nogueira

Qual a rede social em que os portugueses publicam pelo menos uma vez por semana?

  1. WhatsApp – 68,9 %
  2. Messenger – 59,9 %
  3. Facebook- 59,2 %

Qual a rede social que os portugueses visitam pelo menos uma vez por semana?

  1. Facebook – 96,0 %
  2. WhatsApp – 95,7 %
  3. Youtube- 94,6 %

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram