O caso Philips, um exemplo para evitar acabar na pasta de spam

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Philips, uma das maiores empresas de eletrónica do mundo, aprimorou a comunicação por e-mail com os seus públicos localizados em 66 países. A empresa passou por um processo rigoroso para atender aos critérios de Certificação de Validade. É a única lista branca do mercado reconhecida por provedores de correio eletrónico.

Como resultado deste processo, a Philips reduziu o número de e-mails promocionais que são detetados como spam. Para além disso, 70% dos seus assinantes recebem as mensagens diretamente na caixa de entrada. Esta evolução permitiu à Philips ter uma grande reputação como remetente de e-mail. Assim, passou de um Sender Score de 7 em 100 quando começou a trabalhar com Validity em 2014 para um de 99 em 100, sete anos depois.

Desempenho de e-mail aprimorado

A empresa de eletrónica decidiu iniciar este processo de mudança porque estava a ter problemas para visualizar a entregabilidade e o desempenho dos seus e-mails. Muitos e-mails estavam a ser enviados sem realmente saber se o público os estava a receber. Foi no início de uma campanha de 2014 que a Philips descobriu o seu baixo Sender Score.

Quando lançamos esta campanha em 2014, percebemos que uma quantidade significativa dos nossos e-mails nunca tinha chegado aos nossos assinantes. Tínhamos uma má reputação com os provedores de e-mail. De facto, a Validity explicou-nos que o nosso endereço de IP estava completamente bloqueado, impedindo os nossos assinantes de receberem os nossos emails. Precisávamos de um plano estratégico claro e de uma solução ideal que nos fornecesse as informações de que precisávamos para entender a nossa reputação e desempenho de e-mail.

Charlie Wijen, especialista em CRM e digital da Philips. 

De acordo com o estudo Marketer Email Tracker realizado pela DMA e Validity, enquanto 41% dos profissionais de marketing dizem que enviam e-mails para os seus clientes diariamente, apenas 18% dos assinantes afirmam receber e-mails com tanta frequência. Isso levanta uma dúvida sobre os 23% dos consumidores que não recebem essas mensagens.

Foi a partir dos resultados da campanha lançada em 2014 que a marca optou pela Validity e pela sua certificação que garante que os emails de remetentes certificados sejam reconhecidos como seguros e fiáveis, permitindo uma filtragem mais eficiente e garantindo uma melhor localização das mensagens na caixa de entrada. 

Para iniciar o processo, a Philips adquiriu três novos endereços IP. A partir daí, começou a dar conta da importância de conhecer o seu Sender Score. Como a classificação de crédito de um banco, o Sender Score mede a integridade do programa de e-mail de uma empresa. Para fazer isso, tem em consideração fatores como reclamações de spam, listas negras do setor e listas mal mantidas.

“As nossas taxas de posicionamento de caixa de entrada para campanhas B2C e B2B aumentaram de 91% para 98%. E é claro que há uma relação direta entre a melhoria desta taxa e o aumento da receita. Para além disso, agora entendemos melhor quais os fatores que afetam a nossa capacidade de entrega, o que também nos permitiu melhorar significativamente o nosso nível de interação com o utilizador”, afirma Wijen.

A vasta quantidade de dados agora disponíveis também guiou a Philips na aplicação de novas estratégias de design e otimização de conteúdo em toda a marca. Isto começou com a implementação de um sistema padronizado de criação de campanhas de e-mail para gerar campanhas mais eficientes, colaborativas e confiáveis. Mais recentemente, a Philips lançou um programa sofisticado de testes multivariados que quase duplicou a taxa de cliques.

“A validade ensinou-nos a aproveitar melhor os nossos dados de e-mail para criar campanhas bem-sucedidas e envolventes, algo que as nossas marcas, o nosso comité de direção e o CEO têm apreciado especialmente. Portanto, estamos muito felizes com a colaboração”, acrescenta Wijen.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba