O caso Philips, um exemplo para evitar acabar na pasta de spam

A Philips, uma das maiores empresas de eletrónica do mundo, aprimorou a comunicação por e-mail com os seus públicos localizados em 66 países. A empresa passou por um processo rigoroso para atender aos critérios de Certificação de Validade. É a única lista branca do mercado reconhecida por provedores de correio eletrónico.

Como resultado deste processo, a Philips reduziu o número de e-mails promocionais que são detetados como spam. Para além disso, 70% dos seus assinantes recebem as mensagens diretamente na caixa de entrada. Esta evolução permitiu à Philips ter uma grande reputação como remetente de e-mail. Assim, passou de um Sender Score de 7 em 100 quando começou a trabalhar com Validity em 2014 para um de 99 em 100, sete anos depois.

Desempenho de e-mail aprimorado

A empresa de eletrónica decidiu iniciar este processo de mudança porque estava a ter problemas para visualizar a entregabilidade e o desempenho dos seus e-mails. Muitos e-mails estavam a ser enviados sem realmente saber se o público os estava a receber. Foi no início de uma campanha de 2014 que a Philips descobriu o seu baixo Sender Score.

Quando lançamos esta campanha em 2014, percebemos que uma quantidade significativa dos nossos e-mails nunca tinha chegado aos nossos assinantes. Tínhamos uma má reputação com os provedores de e-mail. De facto, a Validity explicou-nos que o nosso endereço de IP estava completamente bloqueado, impedindo os nossos assinantes de receberem os nossos emails. Precisávamos de um plano estratégico claro e de uma solução ideal que nos fornecesse as informações de que precisávamos para entender a nossa reputação e desempenho de e-mail.

Charlie Wijen, especialista em CRM e digital da Philips. 

De acordo com o estudo Marketer Email Tracker realizado pela DMA e Validity, enquanto 41% dos profissionais de marketing dizem que enviam e-mails para os seus clientes diariamente, apenas 18% dos assinantes afirmam receber e-mails com tanta frequência. Isso levanta uma dúvida sobre os 23% dos consumidores que não recebem essas mensagens.

Foi a partir dos resultados da campanha lançada em 2014 que a marca optou pela Validity e pela sua certificação que garante que os emails de remetentes certificados sejam reconhecidos como seguros e fiáveis, permitindo uma filtragem mais eficiente e garantindo uma melhor localização das mensagens na caixa de entrada. 

Para iniciar o processo, a Philips adquiriu três novos endereços IP. A partir daí, começou a dar conta da importância de conhecer o seu Sender Score. Como a classificação de crédito de um banco, o Sender Score mede a integridade do programa de e-mail de uma empresa. Para fazer isso, tem em consideração fatores como reclamações de spam, listas negras do setor e listas mal mantidas.

“As nossas taxas de posicionamento de caixa de entrada para campanhas B2C e B2B aumentaram de 91% para 98%. E é claro que há uma relação direta entre a melhoria desta taxa e o aumento da receita. Para além disso, agora entendemos melhor quais os fatores que afetam a nossa capacidade de entrega, o que também nos permitiu melhorar significativamente o nosso nível de interação com o utilizador”, afirma Wijen.

A vasta quantidade de dados agora disponíveis também guiou a Philips na aplicação de novas estratégias de design e otimização de conteúdo em toda a marca. Isto começou com a implementação de um sistema padronizado de criação de campanhas de e-mail para gerar campanhas mais eficientes, colaborativas e confiáveis. Mais recentemente, a Philips lançou um programa sofisticado de testes multivariados que quase duplicou a taxa de cliques.

“A validade ensinou-nos a aproveitar melhor os nossos dados de e-mail para criar campanhas bem-sucedidas e envolventes, algo que as nossas marcas, o nosso comité de direção e o CEO têm apreciado especialmente. Portanto, estamos muito felizes com a colaboração”, acrescenta Wijen.

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