O Web Summit esteve de volta ao Altice Arena de 1 a 4 de Novembro. O evento já era muito esperado, após um ano e meio de confinamento a nível mundial. Mais de 40.000 pessoas estiveram presentes para ouvir falar muitos nomes conhecidos do mundo da tecnologia. Mas o que nos pode aportar a cantora sueca de pop, Zara Larsson?
A cantora esteve presente no palco central para falar do futuro (que já é uma realidade) da música no metaverso da Roblox, uma multiplataforma que permite aos jogadores criarem os seus próprios mundos virtuais e projetar as suas próprias experiências. A relação com a plataforma veio da necessidade de conexão com o seu público e as dificuldades criadas pela pandemia. Para a cantora este é o futuro dos concertos e dos encontros com os fãs, através de plataformas online onde podem chegar até ao seu público de uma forma diferente.
“Eu queria ter a mesma conexão, mas para fazê-lo online e não só pela pandemia. Isto é o futuro, eu acredito que isto é o futuro de dar concertos e reunir com os fãs”
Zara Larsson
Zara Larsson anunciou em conjunto com a Roblox está a lançar o seu próprio merchandising através da plataforma digital, mas em vez de se vender a típica t-shirt, caneca, entre outros, o produto vendido é digital, são as roupas, acessórios, pestanas, a própria “pele”, cabelos virtuais que se assemelham aos que a cantora usará nos seus concertos e que poderão ser utilizados nos seus avatares.

Não é a primeira vez que vemos este tipo de produto virtual a ser comercializado, substituindo o merchandising físico. As marcas estão a entrar neste cruzamento em que a linha entre o físico e o digital está cada vez mais diluída. Em setembro de 2021, a marca de roupa Balenciaga e o jogo eletrónico Fortnite fizeram uma parceria para a criação de uma coleção de moda.
O que é o metarverso no mundo da música?
Jon Vlassopulos da Roblox explicou como o conceito que foi referido diversas vezes ao longo de todo o Web Summit se pode ligar ao mundo da música.
“Nós não somos o metarverso, estamos a entrar e levamos muito a sério. Queremos que seja um lugar civilizado, seguro e em que nos possamos expressar e reunir e a música pareceu-nos natural para fazer crescer esta coexperiência. No ano passado começámos a fazer concertos no metaverso para juntar pessoas e depois juntar as pessoas à Zara. Dá-nos a possibilidade de juntar pessoas de todos o mundo num fim-de-semana sem ter que viajar pelo mundo inteiro.”
Jon Vlassopulos da Roblox
Estamos a transitar duma era em que o “consumo anti social», ou seja o streaming era rei para novas realidades. Estão a aparecer novas formas de consumo musical mais social e interativo e que aproximam (online) o artista e o seu público.