Com o objetivo de abordar as chaves do mercado do marketing jurídico, realizou-se a 25ª edição de The Future of Adversiting (FOAMADRID2020). SamyRoad, uma agência especializada em influencer marketing há mais de sete anos, participou também neste evento.

Foi dirigida por Amaia Álvarez, VP de marketing e inovação da SamyRoad, fazendo-se acompanhar por Rosana de las Heras, diretora de Marketing da Revlon e pela influencer Grace Villareal. Todos participaram na discussão em torno das mudanças que o sector sofreu. Cada vez mais, os influenciadores estão a tornar-se profissionais e a trabalhar de mãos dadas com as marcas.


“O Influencer marketing é uma ferramenta que foi profissionalizada e evoluiu para uma geração de conteúdos e experiências que funcionam como alavanca da prescrição e da consideração de uma marca. Do ponto de vista da marca, consideramo-la uma alternativa muito interessante devido a essa proximidade e realismo, que é o que o consumidor procura hoje em dia. Não está apenas a ser tratado organicamente, mas a grande evolução é que as marcas investem hoje nesta ferramenta e colocam meios pagos para divulgar os conteúdos que consideramos realmente importantes.”

Rosana de las Heras.

Através do seu próprio ponto de vista, a SamyRoad desenvolve as chaves para o influencer marketing de 2021, com o objetivo claro de consolidar a relação entre a marca e o influenciador.

Chaves para o Influencer Marketing 2021

  1. Evolução do Influencer Marketing: dos meros consumidores aos entusiastas da marca

A advocacia tornou-se uma parte fundamental das estratégias das marcas. Ficou provado que o conteúdo gerado pelo utilizador tem uma média de 30% mais envolvimento do que os posts que são mais publicitários.

  1. Medição quantitativa e qualitativa para escolher o influenciador mais adequado

As métricas básicas como o número de seguidores ou alcance não são as ideais para escolher o influenciador mais apropriado para uma campanha nas redes sociais. Outros fatores como o sexo, idade e origem da audiência do influenciador, percentagem de seguidores falsos ou duplicação entre perfis precisam de ser medidos.

  1. Análise de campanhas antes e depois da publicação

Na análise de uma estratégia de influencer marketing, são fornecidos os resultados pós-campanha. É também necessário um estudo prévio que ajude a tomar as decisões da estratégia com base em dados.

A SamyRoad desenvolveu um novo produto chamado Samy Advocacy Index (SAI), que facilita uma pontuação ou pontuação da reputação digital de uma marca contra os seus concorrentes e como essa pontuação tem um impacto nas vendas. Analisa três áreas: reputação social, conteúdo e presença de marca.

  1. O futuro da conversão

O influencer marketing é uma ferramenta chave para tornar os produtos e serviços conhecidos. Tal como com outros canais, até agora, tem sido difícil demonstrar um retorno direto sobre as vendas.

Em países como a China ou os Estados Unidos, parece que para além da notoriedade e do envolvimento, o influencer marketing terá um novo objetivo: a conversão. Esperamos ver novos métodos de rastreio, taxas variáveis por objetivo e outras estratégias para medir o ROI do influencer marketing também em leads, interações, views, visitas e, finalmente, vendas.

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